PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA E URBANISMO (PPGAU)

Banca de DEFESA: HEVILA RAYARA CRUZ RIBEIRO

DISCENTE: HEVILA RAYARA CRUZ RIBEIRO
DATA: 17/11/2023
LOCAL: Link: https://meet.google.com/afn-smed-kij
TÍTULO: O sertão também é moderno? Arquitetura moderna no Crajubar-Cariri Cearense
PALAVRAS-CHAVES: Disseminação da arquitetura moderna; edifícios institucionais; Crato; Juazeiro do Norte; Barbalha
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Arquitetura e Urbanismo
RESUMO: Este trabalho tem como objetivo investigar a disseminação da arquitetura moderna nas cidades de Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha, na Região do Cariri, interior do Ceará, a partir da produção de edifícios públicos institucionais pelo Estado, construídos entre as décadas de 1960 e 1980. A escolha do conjunto urbano Crajubar como recorte espacial se justifica pela necessidade de uma visão mais abrangente sobre a produção da arquitetura moderna no Nordeste, especialmente nas cidades do interior, tema pouco explorado pela historiografia da arquitetura brasileira. Para tal, concentrou-se inicialmente na revisão bibliográfica, juntamente com a coleta e registro de dados encontrados em bibliotecas e acervos, o que permitiu estudar os processos de modernização das três cidades, incluindo a identificação de um conjunto de obras construídas nas décadas anteriores. Entre os dados levantados percebeu-se que a maioria das obras de grande porte foram construídas entre as décadas de 1960 e 1980 por iniciativa do Estado, o que levou a definir como objetos de pesquisa para este trabalho os edifícios institucionais/equipamentos públicos construídos nesse período. Tal decisão se alinha a uma perspectiva do discurso da historiografia da arquitetura moderna brasileira de que o Estado se coloca como principal agente estruturador da modernização nas primeiras décadas do século XX, e a arquitetura moderna como instrumento para a construção da identidade e modernidade nacional. Foram mapeadas e apresentadas 21 edificações entre sedes administrativas, agências bancárias, estádios, rodoviárias, hotéis, centro de atividades, museu e mercado público; correlacionando a inserção desses equipamentos na malha urbana das cidades, juntamente com a identificação de alguns profissionais, como arquitetos e engenheiros, responsáveis por essas obras. Os resultados da pesquisa apontam que a situação econômica do país e os planos de desenvolvimento empreendidos pelo governo federal e estadual, tendo a Região do Cariri Cearense como área de planejamento estratégico, possibilitaram que o Crajubar estivesse inserido dentro da perspectiva desenvolvimentista com a construção de um conjunto de edificações modernas que marcaram o processo de transformação da paisagem urbana dessas cidades.
Externo ao Programa - 3282445 - ADRIANA LEAL DE ALMEIDA FREIRE
Interno - 1579686 - MARIANA FIALHO BONATES