PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA E URBANISMO (PPGAU)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
3216-7913

Notícias


Banca de DEFESA: REBECA FALCÃO DOS SANTOS MELO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: REBECA FALCÃO DOS SANTOS MELO
DATA: 30/11/2023
HORA: 09:00
LOCAL: Link: https://meet.google.com/fxf-vhyk-cyo?hs=224&pli=1
TÍTULO: Guardando as recordações das terras onde passei: experiência na arquitetura do Museu Cais do Sertão
PALAVRAS-CHAVES: Fenomenologia; Museu Cais do Sertão; Cultura arquitetônica; Experiência;
PÁGINAS: 196
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Arquitetura e Urbanismo
RESUMO: Por meio de uma abordagem fenomenológica, intermediada pelos sentidos humanos e pelo corpo, este trabalho trata-se de um estudo analítico da experiência na arquitetura do Museu Cais do Sertão. O museu, marcado pela representatividade e referência à cultura nordestina, foi projetado em 2009 pelo Escritório Brasil Arquitetura que apresenta, segundo Max Risselada (2005, p.10) “uma cultura arquitetônica específica”. Além disso os arquitetos fundadores, Marcelo Ferraz e Francisco Fanucci, manifestam posturas projetuais voltadas para uma sensibilidade construtiva direcionada para a fenomenologia da arquitetura, com uma abertura para os sentidos, e a valorização da experiência perceptiva. Sendo assim, parte-se da questão: De que maneira a cultura arquitetônica do Brasil Arquitetura pode afetar a experiência sensorial dos usuários? O trabalho tem como objetivo geral: compreender a relação entre as experiências arquitetônicas no Museu Cais do Sertão e a cultura arquitetônica do Brasil Arquitetura. Para tanto os procedimentos metodológicos foram organizados em 4 etapas de pesquisa: 1) revisão bibliográfica; 2) pesquisa documental; 3) pesquisa de campo e 4Through a phenomenological approach, intermediated by the body and the human senses, this work is an analytical study of the experience in the architecture of the Cais do Sertão Museum. The Museum, marked by representativeness and reference to northeastern culture, was designed in 2009 by the Brasil Arquitetura Office that, according to Max Risselada (2005, p.10) represents ”a specific architectural culture"”. Furthermore, the founding architects, Marcelo Ferraz and Francisco Fanucci, manifest projective postures aimed at a constructive sensitivity directed to the phenomenology of architecture, with an openness to the senses and the appreciation of the perceptive experience. Starting from the question: How can the architectural culture of Brasil Arquitetura affects the sensory experience of users? Having as a general objective: to understand the relationship between the architectural experiences in the Cais do Sertão Museum and the production of Brasil Arquitetura. Therefore, the methodological procedures were organized into 4 stages of research: 1) bibliographic review; 2) documentary research; 3) field research and 4) phenomenological description. which sought to describe the phenomenon that is revealed in experience, pointing to a perceptual experience, linked to memory, consciousness, the body and architectural culture. Three visits to the Cais do Sertão Museum were made, developing an experience report for each visit, analyzed from the lines: 1) childhood memory; 2) senses and movement and 3) architectural culture. Sensory experiences in architecture are evidenced, and it is sought to emphasize the role of the body, senses and memory in this experience. This work highlights that experiencing a place / space is always a new and individual experience, and we can only understand it through our bodies.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - FERNANDO DINIZ MOREIRA
Presidente - 1579686 - MARIANA FIALHO BONATES
Interno - 2334173 - WYLNNA CARLOS LIMA VIDAL