PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA E URBANISMO (PPGAU)

Banca de QUALIFICAÇÃO: ANDRÉA AZEVEDO DE MELLO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANDRÉA AZEVEDO DE MELLO
DATA: 29/01/2024
LOCAL: Google Meet: https://meet.google.com/pxk-ygfd-aun
TÍTULO: ANÁLISE E VISUALIZAÇÃO DE DADOS CIENTÍFICOS APLICADOS À MANUTENÇÃO DE ESCOLA PÚBLICAS NO ESTADO DA PARAÍBA
PALAVRAS-CHAVES: Gerenciamento de instalações, Gerenciamento de manutenção predial, Mineração de dados, Manifestação patológica, Ciência de dados, Análise de dados, Escola
RESUMO: Este trabalho, preparatório para a pré-banca de mestrado, tem como objetivo aprofundar a compreensão das condições estruturais das escolas estaduais na Paraíba, destacando o uso de técnicas de mineração de texto e análise de dados. Foram analisados relatórios de inspeção predial, em formato PDF, armazenados em um banco de dados. A abordagem adotada compreende a análise de relatórios de inspeção realizados nas escolas estaduais da Paraíba no período de 2018 a 2022. Durante essa análise, as manifestações patológicas identificadas foram agrupadas de acordo com os sistemas estabelecidos pela NBR 15575. Técnicas de mineração de textos foram aplicadas para identificar manifestações patológicas nos relatórios de inspeção e técnicas de análise de dados conduziram a visualização destes dados. Os procedimentos de tratamento, mineração, análise e visualização dos dados foram conduzidos utilizando Python script (versão 23.5.2) e as bibliotecas Pandas (versão 1.5.3), Geopandas (versão 0.13.2), Matplotlib (versão 3.7.1), Seaborn (versão 0.12.2) e pdfminer (versão 20221105).
Presidente - 1856580 - FELIPE TAVARES DA SILVA
Interno - 1730900 - LUCAS FIGUEIREDO DE MEDEIROS