PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA E URBANISMO (PPGAU)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
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Notícias
Banca de DEFESA: JÉSSICA ÁRISLA RODRIGUES DE FRANÇA
Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JÉSSICA ÁRISLA RODRIGUES DE FRANÇA
DATA: 29/07/2024
HORA: 14:00
LOCAL: meet.google.com/npa-gpys-qdb
TÍTULO: A DIFERENCIAÇÃO DO CONSUMO E DO ESPAÇO: A
SEGMENTAÇÃO SOCIOESPACIAL DE SUPERMERCADOS
DA REDE BEMAIS, EM JOÃO PESSOA - PB
PALAVRAS-CHAVES: supermercado, consumo, diferenciação, classe social, sintaxe
espacial, campos visuais
PÁGINAS: 191
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Arquitetura e Urbanismo
RESUMO: O objeto de estudo aqui apresentado são os supermercados localizados
na cidade de João Pessoa- PB. A dissertação procura investigar padrões
e estratégias de configuração espacial diferentes para as áreas de
vendas das unidades do estudo, segmentadas pela estratificação social
dos bairros em que se encontram inseridas. A rede de supermercados
BeMais, que segue em plena expansão, inicialmente instalou-se em
bairros de classe C e D, localizados na zona Sul da cidade, área mais
populosa da capital, e atualmente foca na ampliação de suas lojas para
a zona leste, classe B. Dentro dessas novas unidades de supermercados
observa-se mudanças nas configurações físicas e espaciais. Portanto, a
pesquisa verifica se esses novos modelos, localizados em áreas com
índices socioeconômicos elevados, quando comparados aos outros,
modificam-se a partir de signos que impulsionam a diferenciação do
espaço. Com o foco no objeto, compreendendo sua função, procura-se
responder o questionamento a que se propõe a pesquisa através de um
arcabouço metodológico, composto por várias ferramentas e técnicas
de análise, dentre as quais a Sintaxe Espacial, a partir de critérios
analíticos definidos no cerne da problemática. Assim, campos visuais e
seus conceitos, técnicas de representação do espaço e medidas espaciais, dialogam com o aparelho conceitual respondendo aos
questionamentos enunciados no processo de investigação. Os
resultados indicam diferenças nos padrões físicos, notadamente visuais,
se destacando a iluminação e materiais de acabamento, assim como nas
configurações espaciais, em particular no layout e nos campos visuais
identificados nos espaços dos supermercados. A pesquisa sugere, por
fim, a exploração dos autosserviços em suas diferentes tipologias e a
reprodução da fragmentação urbana por meio do espaço terciário,
como perspectivas futuras.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - FERNANDO GARREFA
Interno - 2398542 - LUCY DONEGAN
Presidente - 1768957 - MARCELE TRIGUEIRO DE ARAUJO MORAIS
Interno - 767.911.144-87 - MAURO NORMANDO MACEDO BARROS FILHO - UFCG