PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA E URBANISMO (PPGAU)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone:
Não informado

Notícias


Banca de DEFESA: ISABELA KIRSCHNER DE SIQUEIRA CAMPOS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ISABELA KIRSCHNER DE SIQUEIRA CAMPOS
DATA: 30/11/2016
HORA: 15:00
LOCAL: Sala DAU
TÍTULO: Interfaces entre espaços públicos e os Centros de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde de João Pessoa – PB
PALAVRAS-CHAVES: Espaço público; espaço livre público; equipamento de saúde; práticas integrativas e complementares; saúde e bem-estar.
PÁGINAS: 250
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Arquitetura e Urbanismo
SUBÁREA: Tecnologia de Arquitetura e Urbanismo
RESUMO: A questao de qualidade de vida urbana e aprofundada aqui com o estudo de caso dos Centros de Praticas Integrativas e Complementares em Saude (CPICS) de Joao Pessoa – Paraiba, cidade litoranea brasileira de porte medio. Os CPICS sao vinculados ao Sistema Unico de Saude (SUS) e oferecem servicos de prevencao e tratamento da saude, integracao de individuos atraves de praticas terapeuticas que visam a promocao do bem-estar e uma reconexao do individuo com a natureza desde 2012. A pesquisa analisa suas relacoes com espacos livres publicos principalmente quanto a acessibilidade pedonal e as praticas socioespaciais encontradas nas pracas e parques contiguos a tais equipamentos. Adota-se criterios de analise do espaco urbano pautado em quatro esferas de analise: macroacessibilidade, acessibilidade pedonal (raio de abrangencia de 500m), praticas socioespaciais no entorno imediato e questoes do proprio servico CPICS. Os resultados indicam que, apesar de desenvolverem internamente diversas atividades favoraveis a qualidade de vida, os impactos para a vitalidade urbana por meio do contato com o cotidiano urbano nos espacos livres publicos se apresentam incipientes. Evidencia-se a desinformacao sobre a existencia de tais centros na cidade oferecendo servicos gratuitos urgindo a necessidade de politicas publicas municipais mais atuantes, por exemplo, no acesso a informacao do servico e na ampliacao do quadro de terapeutas especializados. Faz-se necessario fortalecer este servico atraves de uma aproximacao entre CPICS e espacos publicos, em especial com atividades em pracas e parques, o que contribui para uma maior vitalidade na dinamica cotidiana dos espacos publicos alem de, obviamente, proporcionar uma melhor qualidade de vida da populacao urbana.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 338146 - JOSE AUGUSTO RIBEIRO DA SILVEIRA
Interno - 337162 - JOVANKA BARACUHY CAVALCANTI
Externo à Instituição - MILENA DUTRA DA SILVA
Externo à Instituição - ONILDA GOMES BEZERRA