PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA E URBANISMO (PPGAU)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone:
Não informado

Notícias


Banca de DEFESA: FERNANDO DE OLIVEIRA MORAIS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FERNANDO DE OLIVEIRA MORAIS
DATA: 31/01/2017
HORA: 15:00
LOCAL: SALA DAU
TÍTULO: O quartinho: Formação e transformação da dependência doméstica na habitação multifamiliar na cidade de João Pessoa-PB no século XXI
PALAVRAS-CHAVES: Quarto de Empregada (DCE); História da Habitação Brasileira; Habitação Multifamiliar; João Pessoa (Cidade).
PÁGINAS: 190
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Arquitetura e Urbanismo
RESUMO: Esta pesquisa analisa as transformacoes da dependencia domestica na habitacao multifamiliar na cidade de Joao Pessoa entre 2005-2015, a partir do ranking das 3 maiores construtoras imobiliarias locais por producao espacial no ano de 2015. Para o desenvolvimento do trabalho fez-se necessario estabelecer tres linhas de acao. A primeira refere-se a pesquisa bibliografica no intuito de obter o embasamento teorico-conceitual acerca das transformacoes do objeto de estudo na historia da habitacao brasileira e local. A segunda corresponde a pesquisa de campo com obtencao de dados quantitativos e qualitativos, estando dividida em duas fases: a primeira analisa as primeiras habitacoes verticais em Joao Pessoa (1957-2004), enquanto a segunda parte da producao de 3 construtoras locais (2005-2015), ambas compostas por pesquisa documental, entrevistas com os moradores, trabalhadores domesticos e representantes das construtoras, registro fotografico e filmico, levantamento espacial e elaboracao de fichas de analise das configuracoes da dependencia domestica nos imoveis selecionados. A terceira linha de acao corresponde a sistematizacao dos dados obtidos, tecendo reflexoes acerca da atual producao socioespacial e apropriacao deste comodo residencial. O estudo revela como a dependencia domestica vem sendo produzida segundo as variaveis da diversidade do morar e as novas formas de prestacao de servico domestico, como produto espacial que reflete os anseios e costumes da sociedade.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 337195 - DORALICE SATYRO MAIA
Interno - 337162 - JOVANKA BARACUHY CAVALCANTI
Externo à Instituição - LÍVIA IZABEL BEZERRA DE MIRANDA
Externo à Instituição - MARIO DE OLIVEIRA SALEIRO FILHO