PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA E URBANISMO (PPGAU)

Banca de DEFESA: MONIQUE GRAZIELLA DE MEDEIROS RIBEIRO MAIA

DISCENTE: MONIQUE GRAZIELLA DE MEDEIROS RIBEIRO MAIA
DATA: 06/12/2017
LOCAL: Sala Multimidia Depto Arquitetura
TÍTULO: Hotel Internacional dos Reis Magos: como conservar e revalorizar?
PALAVRAS-CHAVES: Hotel Internacional dos Reis Magos; arquitetura moderna; conservação; preservação;
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Arquitetura e Urbanismo
SUBÁREA: Projeto de Arquitetura e Urbanismo
RESUMO: Esta pesquisa, cujo objeto de estudo e o Hotel Internacional dos Reis Magos (HIRM) em Natal/RN, importante exemplar da arquitetura modernista no estado, decorre de debates que emergiram ainda durante a atuacao profissional da autora junto a superintendencia do Instituto do Patrimonio Historico e Artistico Nacional no Estado do Rio Grande do Norte (IPHAN/RN), nos anos de 2013 e 2014. Em 2013, a imprensa local divulgou amplamente a pretensao do proprietario do hotel em demoli-lo para construir um novo centro comercial e hoteleiro naquele local. Diante desta possibilidade, entidades e grupos sociais mobilizaram-se a fim de impedir essa acao. O Instituto dos Amigos do Patrimonio Historico e Artistico Cultural e da Cidadania (IAPHACC) solicitou a Fundacao Capitania das Artes (FUNCARTE), a Fundacao Jose Augusto (FJA) e ao IPHAN/RN, orgaos de preservacao municipal, estadual e federal respectivamente, o tombamento da edificacao, que com quase vinte anos de abandono, encontrava-se em processo de arruinamento. Diante da tensao gerada em torno da possibilidade de demolicao ou conservacao, e da ampliacao das discussoes sobre qual deveria ser o seu destino, diversos argumentos, favoraveis e contrarios a sua conservacao, passaram a reverberar, principalmente atraves da imprensa local, que praticamente transformou a narrativa do hotel, num folhetim diario. E e a partir destas discussoes, que surge a questao desta pesquisa: Como conservar e revalorizar o HIRM? O objetivo e analisar os argumentos dos principais atores envolvidos nessa narrativa e fomentar a discussao, que certamente nao provera respostas operacionais, mas permitira entender os principais obstaculos a sua conservacao e talvez, como supera-los.
Externo à Instituição - FULVIO TEIXEIRA DE BARROS PEREIRA
Interno - 1881257 - MARCIO COTRIM CUNHA