PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA (PPGH)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
(83) 3216-7915

Notícias


Banca de DEFESA: AMILTON JUSTO DE SOUZA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: AMILTON JUSTO DE SOUZA
DATA: 20/10/2010
HORA: 15:00
LOCAL: Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes/UFPB-Sala 516
TÍTULO: "É o meu parecer": a censura política à música de protesto nos anos de chumbo do regime militar do Brasil (1969 a 1974)
PALAVRAS-CHAVES: Censura. Política. Música. Protesto. Segurança. Nacional. Discurso. Anti-comunista. Regime. Militar, Brasileiro.
PÁGINAS: 327
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: História
SUBÁREA: História do Brasil
ESPECIALIDADE: História Regional do Brasil
RESUMO:

Esta dissetação de Mestrado está vinculada à Linha de Pesquisa: "História Regional", do Programa de Pós-Graduação em História e Cultura Histórica", Nossa pesquisa teve como objetivo analisar, sobretudo o uso da censura política sobre a música de protesto durante os chamados "anos de chumbo" (1969-1974) da ditadura militar no Brasil. COm esse intuito nos detemos mais sobre os pareceres elaborados pelos próprios censores entre 1969   e 1974, quando da prática censória, para justificarem os vetos sobre as  canções de protesto, censurada por conterem protestos contra o regime político vigente e implantado no Brasil pelos militares com o golpe de 1964. Portanto, procuramos demonstrar que, além da censura moral que vigorava no país durante a ditadura militar, e que já vinha desde meados da década de 1940, também ocorreu, durante esse mesmo regime militar, uma censura sobre a música popular brasileira, a qual atuou com mais vigor durante os anos de chumbo e principalmente naquele momento. Além disso, não negamos que tenha ocorrido nesse mesmom período uma censura mora sobre a música popular produzida no Brasil. Não obstante, também procuramos mostrar que havia, em certos momentos, uma interconexão entre as motivações políticas e morais para a censura de determinadas canções.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2126061 - PAULO GIOVANI ANTONINO NUNES
Interno - 1117798 - JOSE JONAS DUARTE COSTA
Externo à Instituição - MARIA DO SOCORRO DE ABREU E LIMA - UFPE