PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA (PPGH)

Banca de DEFESA: ANTONIO GOUVEIA DE SOUZA NETO

DISCENTE: ANTONIO GOUVEIA DE SOUZA NETO
DATA: 30/08/2021
LOCAL: Plataforma Virtual - https://meet.google.com/oyj-bmrj-ddd
TÍTULO: GÊNERO NOS JOGOS DIGITAIS HISTÓRICOS: IMAGENS, REPRESENTAÇÕES E POSSIBILIDADES PARA O ENSINO DE HISTÓRIA
PALAVRAS-CHAVES: Jogos Digitais Históricos; Representações de Gênero; Ensino de História.
ÁREA: História
RESUMO: A presente dissertação busca apontar a importância dos jogos digitais históricos no interesse e no conhecimento sobre História por parte dos estudantes, a relação dessa mídia relativamente nova com a cultura histórica e o Ensino de História, e apresentar uma crítica às representações, que podem ser consideradas masculinistas, nesses jogos. Com este intuito, apresento um estudo sobre o que denomino jogos digitais históricos como uma área de conhecimento específica - para além do campo dos tradicionais estudos de jogos -, com suas demandas e metodologias próprias. Compreendendo os jogos digitais como uma área que carece de críticas à forma como esses jogos favorecem a experiência histórica dos homens brancos, heterossexuais e de camada média, busco compreender as possibilidades de contribuições dos jogos digitais históricos para o ensino de História. Por fim, analiso, com uma perspectiva de gênero, as representações de mulheres no jogo digital Total War: Three Kingdom (Creative Assembly, 2019).
Presidente - 1022288 - ANA MARIA VEIGA
Externo à Instituição - CARLOS ADRIANO FERREIRA DE LIMA