PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA (PPGO)

Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSÉ KLIDENBERG DE OLIVEIRA JÚNIOR

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOSÉ KLIDENBERG DE OLIVEIRA JÚNIOR
DATA: 18/07/2024
LOCAL: Auditório do PPGO
TÍTULO: PREDIÇÃO VIA DOCKING MOLECULAR E AVALIAÇÃO DAS ATIVIDADES ANTIFÚNGICA, CITOTÓXICA E MUTAGÊNICA DO GERANAIOL CONTRA ESPÉCIES DE CANDIDA spp. ISOLADAS DE PACIENTE COM ESTOMATITE PROTÉTICA.
PALAVRAS-CHAVES: Geraniol; Candida spp.; Estomatite Protética; Atividade Antifúngica; Associação de Antifúngicos.
RESUMO: - Introdução: A estomatite protética é uma condição inflamatória comum em usuários de próteses dentárias, frequentemente associada à infecção por espécies de Candida. O geraniol, um monoterpeno encontrado em óleos essenciais de várias plantas, tem demonstrado propriedades antifúngicas promissoras doenças. Objetivo: Para tanto, o objetivo é avaliar as atividades antifúngica do geraniol contra espécies de Candida spp., comparando-o com antifúngicos padrões, investigar seus mecanismos de ação e realizar ensaios de associação com nistatina e miconazol. Metodologia: A atividade antifúngica do geraniol foi avaliada por meio de ensaios de Concentração Inibitória Mínima (CIM) e Concentração Fungicida Mínima (CFM) utilizando o método de microdiluição em caldo conforme recomendado pelo Clinical and Laboratory Standards Institute (CLSI). Ensaios de sorbitol e ergosterol foram realizados para entender os mecanismos de ação do geraniol. Nos ensaios com sorbitol, avaliou-se a alteração na CIM em presença de 0,8 M de sorbitol. Nos ensaios com ergosterol, a CIM foi determinada na presença de 400 µg/mL de ergosterol exógeno. Estudos de associação com nistatina e miconazol foram conduzidos utilizando a técnica de checkerboard para determinar os Índices de Concentração Inibitória Fracionada (ICIF). O geraniol apresentou CIMs de 64 µg/mL para C. albicans e 32-64 µg/mL para C. tropicalis, valores comparáveis aos antifúngicos padrões, nistatina e miconazol. A atividade fungicida do geraniol foi confirmada pelas CFM, com valores de 128 µg/mL para C. albicans e 64-128 µg/mL para C. tropicalis. A proporção CFM/CIM de 1:1 ou 2:1 confirma a ação fungicida do geraniol. Nos ensaios com sorbitol, a CIM do geraniol aumentou de 64 µg/mL para 256 µg/mL contra C. albicans, indicando que ele desestabiliza a integridade da parede celular fúngica. Para C. tropicalis, não houve variação na CIM na presença de sorbitol. Nos ensaios com ergosterol, a CIM do geraniol aumentou significativamente na presença de ergosterol exógeno, variando de 64 µg/mL para 256 µg/mL tanto para C. albicans quanto para C. tropicalis, indicando que o geraniol interage diretamente com o ergosterol na membrana plasmática dos fungos. A associação entre geraniol e nistatina mostrou predominantemente efeitos de indiferença, exceto na cepa clínica LM-4B, onde houve efeito aditivo (ICIF = 0.625). A combinação de geraniol e miconazol demonstrou sinergismo significativo na cepa LM-4B (ICIF = 0.25). Conclusão: Considerando as limitações deste estudo, as conclusões deste estudo ressaltam que o geraniol destaca como uma promissora alternativa terapêutica para o tratamento de infecções fúngicas bucais, oferecendo uma solução eficaz e segura que pode contribuir significativamente para o manejo da estomatite protética, impulsionando novas fronteiras na pesquisa em produtos e terapêuticas odontológicas.
Presidente - 1490571 - ANDRE ULISSES DANTAS BATISTA
Interno - 1886867 - WALICYRANISON PLINIO DA SILVA ROCHA