PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA (PPGO)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal:
3216/7797
http://www.ufpb.br/pos/odontologia

Apresentação

Imagem de apresentação do programa


O início das atividades do Programa de Pós Graduação em Odontologia da Universidade Federal da Paraíba ocorreu com a criação do curso de Mestrado, com área de concentração em Diagnóstico Bucal, no ano de 1990. Uma nova área de concentração, denominada Odontologia Preventiva e Infantil, foi criada posteriormente, permanecendo as duas áreas de concentração até dezembro de 2013. Em 2014 o programa passou a ter apenas a área de concentração em Ciências Odontológicas, que é aberta a Cirurgiões-Dentistas e a profissionais de outras áreas afins (de saúde e tecnologia, por exemplo).

O corpo docente, desde então, é constituído não apenas por cirurgiões-dentistas, mas também por profissionais formados em Biomedicina, Engenharia e Farmácia. Tal composição permitiu que, desde então, sejam aceitas inscrições, para seleção de discentes, de portadores de diploma das áreas da Saúde, Biológica ou de possível interface com a Odontologia. O Programa também está aberto a alunos estrangeiros.

O Programa de Pós-Graduação em Odontologia tem como objetivos:
1. Qualificar e capacitar recursos humanos para exercerem, de forma crítica, atividades para o desenvolvimento da pesquisa científica, da inovação tecnológica e do exercício do magistério em diferentes áreas do conhecimento;
2. Desenvolver, por meio da integração multidisciplinar, pesquisas relacionadas com as linhas de pesquisa que permitam o diagnóstico e solução de problemas de interesse regional/nacional/internacional e o desenvolvimento de novas tecnologias para a melhoria da saúde dos indivíduos.

As linhas de pesquisa são:
1) Inovação de produtos e terapêutica dos agravos em saúde;
2) O cuidado em saúde e a prática odontológica baseadas em evidências;
3) Fisiopatologia e morfologia dos tecidos buco-maxilo-faciais.

O Programa realiza seleção de novos alunos anualmente, entre os meses de outubro e dezembro.

Os dados dos egressos e sua inserção no mercado de trabalho encontram-se no item "Outras Opções" deste sítio de internet (http://sistemas.ufpb.br/sigaa/public/programa/portal).


Página Alternativa


Coordenação do Programa