PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA (PPGO)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
3216-7797

Apresentação

Imagem de apresentação do programa

Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Odontologia
(83)3216-7797 - ppgo@ccs.ufpb.br - Horário de atendimento da secretaria do PPGO: 07h às 13h
Centro de Ciências da Saúde
Universidade Federal da Paraíba

O início das atividades do Programa de Pós Graduação em Odontologia da Universidade Federal da Paraíba ocorreu com a criação do curso de Mestrado, com área de concentração em Diagnóstico Bucal, no ano de 1990. Uma nova área de concentração, denominada Odontologia Preventiva e Infantil, foi criada posteriormente, permanecendo as duas áreas de concentração até dezembro de 2013. Em 2014 o programa passou a ter apenas a área de concentração em Ciências Odontológicas, que é aberta a Cirurgiões-Dentistas e a profissionais de outras áreas afins (de saúde e tecnologia, por exemplo).

O corpo docente, desde então, é constituído não apenas por cirurgiões-dentistas, mas também por profissionais formados em Biomedicina e Farmácia. Tal composição permitiu que, desde então, sejam aceitas inscrições, para seleção de discentes, de portadores de diploma das áreas da Saúde, Biológica ou de possível interface com a Odontologia. O Programa também está aberto a alunos estrangeiros.

O Programa de Pós-Graduação em Odontologia tem como objetivos:
1. Qualificar e capacitar recursos humanos para exercerem, de forma crítica, atividades para o desenvolvimento da pesquisa científica, da inovação tecnológica e do exercício do magistério em diferentes áreas do conhecimento;
2. Desenvolver, por meio da integração multidisciplinar, pesquisas relacionadas com as linhas de pesquisa que permitam o diagnóstico e solução de problemas de interesse regional/nacional/internacional e o desenvolvimento de novas tecnologias para a melhoria da saúde dos indivíduos.

o PPGO-UFPB possui dus áreas de concentração, nas qouais estão distribuídas as linhas de pesquisa, a saber:

 1. Área de Ciências Odontológicas:

Linhas de pesquisa: a) Biomateriais em Odontologia; b) Fisiopatologia dos Tecidos Buco-Maxilo-Faciais; c) Produtos Naturais em Odontologia.

2. Área de Saúde Bucal Coletiva

Linhas de pesquisa a) Epidemiologia em Saúde Bucal Coletiva; b) Odontologia Legal

O Programa realiza seleção de novos alunos anualmente


Página Alternativa


Coordenação do Programa