PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA (PPGO)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
3216-7797

Projetos de extensão - Ano 2020

PROJETOS DE EXTENSÃO VINCULADOS AO PPGO – ANO 2020

 

Importante: Devido a pandemia ocasionada pelo novo coronavírus, os projetos readequaram a metodologia de intervenção. Para maiores detalhes, solicitamos que entrem em contato com os coordenadores.

 

1. Título: Projeto de extensão com interface com o projeto de pesquisa: Efetividade de ações de promoção à saúde bucal em populações de alto risco social – estudo de coorte prospectivo intervencional.

- Projeto de parceria Ministério da Saúde e Colgate-Palmolive Comercial LTDA)

- Coordenador: Fábio Correia Sampaio (fcsampa@gmail.com)

- Atividades: Vagas para digitadores.

 

2. Título: Educação e promoção do uso racional de medicamentos

- Modalidade: PROBEX 2020

- Coordenador: Ricardo Dias de Castro (rcastro@ccs.ufpb.br)

- Atividades: Esta proposta objetiva a realização de intervenções educativas no espaço escolar voltadas à estudantes dos ensinos fundamental I e II, bem como da modalidade de educação de Jovens e Adultos.

 

3. Título: Serviço de Controle da Dor Orofacial do HULW

- Modalidade: PROBEX 2020

- Coordenadora: Luciana Barbosa Sousa de Lucena (lucianadoc@uol.com.br)

- Local de realização das atividades: Clínica de Cirurgia II – Setor de odontologia, em área de Serviço Ambulatorial do Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW/UFPB).

 

4. Título: Aconselhamento genético em portadores de fissuras labiopalatinas e seus familiares

- Modalidade: FLUEX 2020

- Coordenador: Alexandre Rezende Vieira (alexandre_vieira@pitt.edu)

- Atividades: a) Ações de elaboração de protocolo de aconselhamento genético, b) Aconselhamento genético de portadores de fissuras labiopalatinas E seus familiares c) Discussão dos casos e elaboração de relatórios d) Elaboração de material institucional e educativo sobre aconselhamento genético.

 

5. Título do Projeto: O cuidado em saúde a pacientes pediátricos oncológicos assistidos em um Hospital de referência na cidade de João Pessoa/PB - a saúde bucal e suas interfaces.

- Modalidade: PROBEX 2020

- Coordenadoras: Ana Maria Gondim Valença e Simone Alves de Sousa (anamvalenca@gmail.com; simonealvess.sousa@gmail.com).

- Local de realização das atividades: Ala Pediátrica do Hospital Napoleão Laureano (HNL) e CCS/UFPB.

 

6. Título: Projeto de endodontia e reabilitação oral para paciente com câncer

- Modalidade: PROBEX 2020

- Coordenadora: Heloísa Helena Pinho Veloso (hhveloso@gmail.com).

- Atividades: Atendimento clínico odontológico de pacientes em tratamento oncológico.

 

7. Título: Ciclo de Atualização em Saúde Bucal no SUS

- Modalidade: PROBEX 2020

- Coordenador: Edson Hilan Gomes de Lucena (ehglucena@gmail.com)

- Local de realização das atividades: CCS/UFPB e Comunidade do Timbó (Bancários)

- Atividades: O Projeto Ciclo de atualização em saúde bucal no SUS visa capacitar e qualificar gestores e profissionais de saúde bucal do Sistema Único de Saúde do Estado da Paraíba, por meio da oferta de capacitações e seminários voltados ao desenvolvimento da prática clínica e de gestão. Como produtos do Projeto estamos elaborando podcast, notas técnicas, fluxogramas orientadores da organização da rede de saúde bucal e produzindo lives para discutir diversos temas no âmbito do SUS.

 

8. Título: Programa de Assistência Integral Odontológica na Atenção Secundária do SUS

- Modalidade: PROBEX 2020

- Coordenador: Yuri Wanderley Cavalcanti (yuri.wanderley@yahoo.com.br; yuri@ccs.ufpb.br)

 

9. Título: Curso de Iniciação a Pesquisa Científica - IPqC (Edição 40)

- Modalidade: SIGEVENTO

- Coordenador: Yuri Wanderley Cavalcanti (yuri.wanderley@yahoo.com.br; yuri@ccs.ufpb.br)

- Atividades: Aulas teóricas no campo da metodologia da pesquisa científica e supervisão de alunos de graduação para construção do projeto de pesquisa.

 

10. Título: Liga Acadêmica de Odontologia Legal

- Modalidade: PROBEX 2020

- Coordenador: Bianca Marques Santiago (bianca.santiago@yahoo.com.br)

- Local de Realização: CCS/UFPB

- Atividades: A liga tem o objetivo de difundir a Odontologia Legal na comunidade acadêmica da UFPB e atingir o público de outras instituições por meio das mídias sociais. Entre as propostas de atividades temos: auxílio nas clínicas-escola de odontologia com elaboração e revisão dos prontuários e demais documentos clínicos, orientação quanto a relação profissional-paciente/discente-paciente, com difusão dos preceitos éticos que norteiam o atendimento odontológico; assistência aos cirurgiões dentistas quanto a tais preceitos éticos e aos cuidados necessários na produção de documentação odontológica; orientação aos pacientes e/ou cirurgiões dentistas envolvidos em lides judiciais; e, futuramente, o estudo de viabilidade da criação de um centro para busca de desaparecidos no estado da Paraíba.

 

11. Título: Diagnóstico Clínico e Microscópico de Lesões Buco-Maxilo-Faciais provenientes da Clínica de Estomatologia e da Residência em Cirurgia Buco-Maxilo-Facial do HU/LW

- Modalidade: PROBEX 2020

- Coordenador: Paulo Bonan (pbonan@yahoo.com)

- Atividades: O objetivo dessa ação em extensão é realizar o diagnóstico clínico e histopatológico de casos provenientes da Clínica de Estomatologia (DCOS/CCS) e Residência em Cirurgia Buco-Maxilo-Facial do Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW) no Laboratório de Anatomia Patológica do mesmo Hospital a partir de reuniões semanais para discussões clínico-patológicas. Essas reuniões serão realizadas no ambiente do Laboratório, com a projeção e exposição de casos clínicos e com a projeção e discussão de lâminas microscópicas a partir de um microscópio multi-usuário. Essas reuniões clínico patológicas envolverão alunos de graduação, monitores, residentes, mestrandos (Odontologia), preceptores e docentes. Os casos serão laudados pelo medico patologista após as discussões e serão entregues aos pacientes. As imagens clínico patológicas servirão de material investigativo e acadêmico e comporão um banco com acesso multiusuário controlado. Local de Realização: CCS/UFPB