PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA (PPGO)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
3216-7797

1º Consenso de Cárie da América Latina e Caribe

1º Consenso de Cárie da América Latina e Caribe

 

Evento organizado pela Latin American Oral Health Association (LAOHA), coordenado prlo Prof. Dr. Fábio Correia Sampaio

Editorial do Número Especial publicado na Brazilian Oral Research (Braz. Oral Res. 2021;35(suppl):e057)

 

A Associação Latino-Americana de Saúde Bucal (LAOHA) é uma organização sem fins lucrativos que tem os seguintes objetivos:

a) fomentar o desenvolvimento de novos pesquisadores, b) influenciar a política de saúde bucal na região, c) apoiar a profissão odontológica por meio da educação e exposição a novos avanços na odontologia e d) estimular iniciativas de pesquisa na América Latina.

 

Com base nesses princípios, a LAOHA estabeleceu e mobilizou uma rede local de especialistas em Cariologia, Saúde Pública, Epidemiologia, Odontopediatria, Odontologia Restauradora e outros campos para explorar a cárie dentária nos seguintes quatro domínios: a) epidemiologia da cárie dentária e seu impacto sobre Qualidade de vida relacionada à saúde bucal, b) fatores de risco para cárie dentária, c) estratégias de prevenção da cárie dentária, e d) manejo da cárie dentária (restaurador).

 

Em resumo, o primeiro rascunho de um artigo para cada um dos quatro domínios foi escrito durante o primeiro semestre de 2020 e revisado por vários especialistas convidados de países da América Latina e Caribe e membros do conselho de associações odontológicas regionais e internacionais. Posteriormente, esses rascunhos de artigos foram apresentados e discutidos de forma virtual durante o encontro brasileiro da IADR (International Association for Dental Research) em setembro de 2020. Vários novos pontos de discussão e sugestões deste encontro foram incorporados na segunda versão do artigo. Em seguida, as versões finais dos artigos foram compartilhadas para uma segunda rodada de revisão pelos mesmos e também por novos especialistas. Enquanto isso, um quinto artigo apresentando o resumo, bem como recomendações gerais e específicas, também foi preparado e revisado.


Os cinco artigos foram finalmente apresentados em novembro de 2020 na reunião de consenso virtual realizada no México, intitulada “Prevalência, perspectivas e desafios da cárie dentária para os países da América Latina e do Caribe: um consenso regional”. Após a reunião, uma revisão final foi realizada por mais de 110 interessados e especialistas de 22 países inscritos nesta iniciativa para chegar a um consenso.

 

Este consenso é uma grande conquista para a LAOHA e todos os autores, revisores, associações odontológicas e colaboradores deste projeto. Os produtos foram divulgados em um número especial da Brazilian Oral Research, escrita em inglês. Além disso, as versões em espanhol e português estarão disponíveis como e-books. É um ano de trabalho desafiador que foi concluído de forma virtual por causa da pandemia do coronavírus 2019 que impôs uma existência virtual e mudou a forma como nos encontramos. Este novo cenário trouxe oportunidades e desafios para os LACCs no que diz respeito a futuros levantamentos epidemiológicos, assistência odontológica e estudos clínicos e experimentais.

 

Os textos completos do consenso podem ser acessados neste link

 

Editorial BOR v.35, Suppl 1, 2021 (link)

 

Artigo Dental caries prevalence, prospects, and challenges for Latin America and Caribbean countries: a summary and final recommendations from a Regional Consensus (LINK)