A descrição das áreas de concentração e linhas de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Odontologia da UFPB, conforme Resolução CONSEPE 03/2022, são as seguintes:
Descrição da área: Área de concentração que objetiva a formação do docente-pesquisador alinhado com o campo das ciências básicas e da sua inter-relação com a clínica odontológica. Aprofunda os conhecimentos acerca da patogênese dos processos saúde-doença e desenvolve medidas para o aperfeiçoamento da prática clínica odontológica. Reúne projetos de pesquisa com foco na translação do conhecimento, que visam o desenvolvimento de novos materiais, produtos e aplicações com potencial benefício à prática clínica odontológica.
Linhas de Pesquisa da área de concentração em Ciências Odontológicas:
Linha de pesquisa que trata da prospecção, triagem, avaliação laboratorial do potencial biológico e análise da eficácia e efetividade de produtos de origem natural em desfechos de interesse da odontologia. Promove o desenvolvimento de produtos de inovação contendo agentes de origem natural na forma de extratos, de substâncias isoladas ou de compostos químicos obtidos por semi-síntese ou síntese orgânica inspirada em compostos naturais.
Linha de pesquisa que trata da avaliação clinica-laboratorial de materiais comercialmente disponíveis, da modificação desses materiais comerciais ou do desenvolvimento de materiais biocompatíveis, de origem sintética ou natural, para potencial aplicação como substitutivo ou agente preventivo-terapêutico no campo da Odontologia. Envolve projetos que avaliam as propriedades físicas, químicas, mecânicas, antimicrobianas e a biocompatibilidade de fios, filmes, fibras, partículas, géis, entre outros produtos e formulações, com foco também no emprego da nanotecnologia, na integração com outras áreas do conhecimento e no potencial de inovação e integração com o setor produtivo.
Linha de pesquisa que estuda a patogênese e fisiopatologia do processo saúde-doença que acometem os tecidos mineralizados e não mineralizados do complexo buco-maxilo-facial. Congrega projetos que avaliam a fisiopatologia e patogênese do câncer bucal, da cárie dentária, da doença periodontal, da candidíase bucal, de doenças moduladas pela presença do biofilme oral, de manifestações bucais geneticamente determinadas, entre outras doenças. Envolve investigações de cunho exploratório e experimental que congregam conhecimentos da fisiologia, patologia, histologia, microbiologia, imunologia, genética, biologia molecular e radiologia.
Descrição da área: Área de concentração que visa formar professores-pesquisadores na área de Saúde Bucal Coletiva (Odontologia Comunitária), Epidemiologia em Saúde Bucal, Gestão em Saúde Pública, Odontologia Legal e Odontologia. Aprofunda o conhecimento sobre os determinantes do processo de cuidado à saúde, as políticas públicas de saúde, a validação de tecnologias em saúde, a atuação profissional pautada pela ética e a prática pericial em Odontologia e Antropologia Forense. Utiliza o referencial teórico metodológico da Epidemiologia e da Bioestatística como instrumentos de pesquisa. Engloba um conjunto de pesquisas que auxiliam na análise dos determinantes da saúde bucal e na tomada de decisões em saúde. Visa formar professores-pesquisadores com pensamento crítico-reflexivo, sensíveis às iniquidades em saúde, comprometidos com a defesa do Sistema Único de Saúde e da Ética Profissional.
Linhas de Pesquisa da Área de Concentração em Saúde Bucal Coletiva:
Linha de pesquisa que aborda a temática da Odontologia Legal e Antropologia Forense, com enfoque na deontologia e na atuação profissional ética do cirurgião-dentista e nos temas da Odontologia Legal Aplicada, como identificação humana, perícia infortunística, traumatologia e tanatologia forense. Reúne projetos, pautados nos princípios e conhecimentos da Epidemiologia e da Bioestatística, que identificam, analisam e debatem evidências científicas para a adequada prática clinica profissional em âmbito público e privado, bem como para a atuação pericial em Odontologia nas mais diferentes esferas (ético-administrativa, criminal, civil, previdenciária e trabalhista).
Linha de pesquisa que aborda os principais temas da Saúde Bucal Coletiva, tendo a epidemiologia como ferramenta para compreender o processo saúde-doença e a ocorrência de agravos de saúde bucal em populações. Analisa os determinantes do processo saúde-doença, com especial enfoque aos determinantes sociais da saúde; analisa os impactos e os resultados de políticas, programas e estratégias aplicadas à saúde; estuda o planejamento em saúde, a avaliação e o monitoramento dos serviços e processos de trabalho em saúde bucal; avalia a incorporação de tecnologias em saúde e os fatores que influenciam a tomadas de decisão. Reúne projetos que debatem as iniquidades em saúde e discutem a qualificação do setor de saúde, com especial atenção ao Sistema Único de Saúde.