PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA (PPGO)

Banca de QUALIFICAÇÃO: ANTONIO LOPES BESERRA NETO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANTONIO LOPES BESERRA NETO
DATA: 24/05/2024
LOCAL: Remoto
TÍTULO: Disponibilidade a pagar por procedimentos odontológicos e a relação com a qualidade de vida e a participação no programa bolsa família
PALAVRAS-CHAVES: Economia da saúde. Análise de Custo-utilidade. Saúde bucal. Odontologia
RESUMO: Dentre os métodos para avaliar a valoração da saúde em relação a tratamentos odontológicos, destaca-se a disponibilidade a pagar (DAP), que representa a força de preferência de um indivíduo por uma determinada intervenção e a quantidade máxima de dinheiro que seria sacrificado por essa intervenção. Avaliações econômicas têm importante papel para que os recursos sejam utilizados de forma mais racional e eficiente, devendo ser direcionados às necessidades e atributos que mais importam para os usuários do serviço. Com objetivo de realizar estudos sobre a DAP na Odontologia e a relação da DAP com a qualidade de vida e a participação no programa bolsa família. Foi realizado dois estudos quantitativos e analíticos, com desenho observacional do tipo transversal, sobre a DAP por procedimentos odontológicos relacionando a qualidade de vida e a participação no bolsa família. Participaram desses estudos 438 indivíduos no primeiro estudo e 135 indivíduos no segundo estudo, por meio de formulários digitais da plataforma Google Workspace (GoogleForms), sendo coletados dados socioeconômicos e sobre a qualidade de vida, carga de doença bucal, queixa em saúde bucal, preferência por atributos do cuidado em saúde bucal, além da disponibilidade a pagar por procedimentos odontológicos. Incialmente foi realizada uma análise descritiva dos dados, obtendo-se a frequência absoluta das variáveis, a média, a mediana e o desvio-padrão. Regressões múltiplas foram geradas entre as variáveis independentes e a DAP por procedimentos odontológicos, considerando como significativo um valor de p<0,05 e intervalo de confiança de 95%. Para o estudo observacional, a amostra foi constituída por indivíduos, em sua maioria, do sexo feminino (63,9%), com escolaridade de ensino superior (93,6%), renda familiar de mais de 5 salários-mínimos (39,3%), usuários do serviço ou público em geral (64,3%), sem queixa em saúde bucal (70%) e que apresentam carga de doença bucal até 2 problemas de saúde bucal. Os resultados dos estudos constataram que à medida que a qualidade de vida percebida diminui, a disposição para pagar também tende a diminuir, mas a relação entre essas variáveis é tênue, e que o programa Bolsa Família pode influenciar a disponibilidade de pagar por procedimentos odontológicos mais caros, como tratamentos de canal, implantes dentários e próteses.
Interno - 2527943 - ELIANE BATISTA DE MEDEIROS SERPA
Externo à Instituição - JOSÉ EUDES DE LORENA SOBRINHO