PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA (PPGO)

Banca de DEFESA: RAISSA TAYNNAR ALBUQUERQUE LOPES

DISCENTE: RAISSA TAYNNAR ALBUQUERQUE LOPES
DATA: 23/07/2024
LOCAL: Remoto
TÍTULO: Perfil acadêmico-científico de cirurgiões-dentistas influenciadores digitais do Brasil
PALAVRAS-CHAVES: Odontologia. Ética Odontológica. Redes Sociais Online
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Odontologia
RESUMO: O Brasil tem, atualmente, 414.728 dentistas ativos, com a maioria concentrada em grandes centros urbanos. Com o crescimento contínuo desse número, os profissionais buscam se destacar, utilizando redes sociais como ferramentas comuns para divulgação e marketing odontológico. Essas plataformas influenciam significativamente a escolha dos pacientes na hora de decidir por um profissional da saúde. A atualização do currículo Lattes é crucial para demonstrar transparência e comprometimento profissional, destacando a qualificação e a excelência clínica e científica dos cirurgiões-dentistas. Este estudo avaliou o perfil acadêmico-científico de cirurgiões-dentistas influenciadores com maior número de seguidores no Brasil, verificando a relação com a popularidade dos profissionais. Com uma amostra de 100 perfis dos cirurgiões-dentistas brasileiros mais seguidos no Instagram®, utilizando a plataforma SocialTalk® para avaliar engajamento e influência, foram coletados dados do site do Conselho Federal de Odontologia (CFO) e da Plataforma Lattes para verificar a qualificação acadêmica e científica. Os resultados revelaram que a maioria dos profissionais estava concentrada no Sudeste do Brasil, sendo predominantemente do sexo masculino. A análise estatística mostrou que apenas uma pequena proporção dos perfis analisados tinha artigos científicos publicados (19%) e titulações acadêmicas como mestrado (17%) e doutorado (3%). A maioria dos perfis não atualizava regularmente seu currículo Lattes (64%), com apenas um profissional realizando a atualização no ano de 2024. A análise comparativa entre número de seguidores e pontuação acadêmica revelou uma desconexão significativa: profissionais com maior popularidade nem sempre apresentaram melhor desempenho científico. Os resultados do ranking elaborado destacaram essa discrepância, evidenciando que a visibilidade nas redes sociais não necessariamente reflete qualificações acadêmicas e científicas robustas. Conclui-se que, apesar da maioria dos profissionais incluídos não apresentarem perfil acadêmico relevante, sua capacidade de alcançar um grande número de pessoas é notável. A falta de atualização acadêmica e a ausência de registros profissionais adequados sugerem que a popularidade nas redes sociais não necessariamente reflete o desempenho científico. Recomenda-se estudos futuros para explorar outras plataformas além do Instagram® e realizar análises longitudinais para melhor compreensão da evolução da influência digital na percepção pública da competência profissional.
Interno - 2571802 - BIANCA MARQUES SANTIAGO
Presidente - 2938952 - LAISE NASCIMENTO CORREIA LIMA