PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA (PPGO)

Banca de DEFESA: ANTONIO LOPES BESERRA NETO

DISCENTE: ANTONIO LOPES BESERRA NETO
DATA: 31/07/2024
LOCAL: Uso de recursos à distância
TÍTULO: LETRAMENTO EM SAÚDE BUCAL E SUA RELAÇÃO COM A VALORAÇÃO DE SERVIÇOS ODONTOLÓGICOS
PALAVRAS-CHAVES: Letramento em saúde; Fatores socioeconômicos; Saúde bucal; Economia em odontologia, Epidemiologia.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Odontologia
RESUMO: Alfabetização em saúde bucal (OHL) é a capacidade de receber, analisar e compreender informações (como orientações e cuidados diários) que são transmitidas e, portanto, podem gerar uma melhor compreensão da saúde bucal. O valor que os pacientes atribuem procedimentos odontológicos, adesão ao tratamento e recomendações a respeito, podem estar vinculado ao nível de OHL do paciente. Nesse sentido, é de grande valia buscar entender como o nível de OHL e as preferências odontológicas estão associadas à valorização da saúde. O objetivo do estudo é verificar a relação entre valorização da saúde, fatores socioeconômicos, preferências de tratamento odontológico (tipo de atendimento: público ou privado, agendado ou por ordem de chegada, primeiro a ser atendido, tempo e nível de espera de formação do cirurgião-dentista) e alfabetização em saúde bucal. Um estudo quantitativo e foi realizado estudo analítico, com delineamento observacional transversal. Um total foi necessária uma amostra representativa de 481 pessoas para a realização do estudo. O a variável dependente do estudo foi a avaliação da saúde bucal. Saúde bucal a alfabetização foi a principal variável independente. Fatores socioeconômicos (sexo, idade, renda, escolaridade, estado civil) foram consideradas variáveis ​​independentes para ajustar o modelo. Os dados foram coletados por meio de questionários digitais, utilizando o Plataforma Formulários Google. Para a valorização da saúde bucal, medida pela disposição para remuneração (DAP), foi utilizado o procedimento de avaliação contingente, no qual os voluntários foram perguntaram quanto pagariam para se submeter a diferentes procedimentos odontológicos (tratamento endodôntico em dentes uniradiculares, tratamento endodôntico em dentes multirradiculares dentes, extrações complexas, implantes, próteses fixas, próteses totais removíveis e próteses parciais removíveis). Para alfabetização em saúde bucal, o questionário HeLD-14 foi realizado, adaptado e validado para a população brasileira. Na regressão modelo ajustado pelas variáveis ​​secundárias (sexo, escolaridade, local de residência, estado civil e se você é profissional de odontologia) a soma HELD-14 variáveis ​​(OR= 1,02, IC 95%: 1,02-1,021, p<0,001), D-Compreensão (OR= 1,13, IC 95%: 1,126-1,134, p<0,001), D-Suporte (OR= 1,009, IC 95%: 1,007-1,01, p<0,001), D-Barreiras Econômicas (OR= 1,066, IC 95%: 1,064-1,068, p<0,001), DAcesso (OR= 1,049, IC 95%: 1,046-1,051, p<0,001) e D-Uso ( OR= 1,088, IC 95%: 1,085-1,092, p<0,001) permaneceram significativamente associados às variáveis ​​Tratar dor ou canal radicular. Depois, o mesmo aconteceu para as variáveis ​​Tratamento Reabilitativo, permanecendo significativo. Observe a associação entre a valorização da saúde bucal e o nível de alfabetização em saúde bucal e os fatores socioeconômicos investigados. Assim, o pesquisa pode ser utilizada como base para novos estudos sobre essas variáveis, buscando entender mais sobre a visão da população sobre suas condições de saúde bucal, bem como como o nível de conhecimento sobre o assunto.
Externo à Instituição - ANA FLÁVIA GRANVILLE-GARCIA
Interno - 088.717.464-73 - ISLA CAMILLA CARVALHO LAUREANO - UEPB