PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA (PPGO)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
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3216-7797
Notícias
Banca de DEFESA: EDUARDA GOMES ONOFRE DE ARAÚJO
Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: EDUARDA GOMES ONOFRE DE ARAÚJO
DATA: 31/07/2024
HORA: 10:00
LOCAL: Uso de recursos à distância: https://meet.google.com/qze-xvzv-nxr
TÍTULO: USO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL APLICADA AO DIAGNÓSTICO BUCAL
PALAVRAS-CHAVES: Inteligência Artificial; Diagnóstico Bucal; ChatGPT
PÁGINAS: 67
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Odontologia
RESUMO: O objetivo desta dissertação foi abordar e elucidar o uso da Inteligência
Artificial no diagnóstico de lesões bucais e, para isso, foram desenvolvidos três
planos de trabalho. O primeiro plano consistiu em elaborar e desenvolver uma
revisão bibliométrica com o objetivo de quantificar, analisar e avaliar a produção
acadêmica científica sobre o uso da Inteligência Artificial para o diagnóstico de
lesões bucais. As bases de dados escolhidas para conduzir a revisão foram:
Medline via PubMed, Scopus, Web of Science e Cochrane Library. Para todas as
bases de dados, foi definida uma estratégia de busca baseada nos termos do
Medical Subject Headings, sinônimos e termos livres relevantes, combinando-os
com os operadores booleanos. Os resultados das buscas nas bases de dados
foram exportados para a realização da análise bibliométrica através dos softwares R e RStudio, utilizando o pacote Bibliometrix. Ao todo, foram obtidos 3.858
estudos nas bases de dados. Foram removidos 902 arquivos duplicados, restando
2.956 publicações para avaliação de conteúdo. Após a aplicação dos critérios de
elegibilidade e a exclusão dos estudos que não estavam de acordo com a
temática de interesse, restaram 334 artigos para análise bibliométrica. No segundo
plano de trabalho, foi realizado um estudo para avaliar o desempenho do
assistente virtual AI Oral Diagnosis Helper (AODH), desenvolvido usando o
ChatGPT (versões 4 e 4o). Foram selecionados 30 casos clínicos para
avaliação por dois especialistas em estomatologia e pelo AODH. Os diagnósticos
e sugestões de tratamento foram comparados a um especialista padrão-ouro. As
taxas de concordância e a precisão foram calculadas usando o Kappa de Fleiss
com um intervalo de confiança de 95%, utilizando o RStudio. O terceiro plano de
trabalho visou compartilhar a experiência do uso da ferramenta de Inteligência
Artificial durante uma aula do componente curricular obrigatório Estágio
Supervisionado I, com alunos do quinto período do curso de graduação em
Odontologia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) - Campus I. A disciplina
tem como objetivo inserir os discentes em um campo de prática real e virtual,
utilizando casos clínicos da área de estomatologia provenientes do Setor de
Triagem da Clínica-Escola de Odontologia e do aplicativo móvel TeleEstomato -
Paraíba. Durante a discussão dos casos clínicos, o ChatGPT foi integrado com a
Alexa para auxiliar no levantamento de hipóteses diagnósticas. O uso dessa
ferramenta na sala de aula oportunizou uma maior integração e discussão entre os
discentes, além de entender como uma ferramenta de modelo de linguagem como
o ChatGPT pode auxiliar na educação. Com o desenvolvimento dos planos de
trabalho, é possível concluir que a integração da Inteligência Artificial na área do
diagnóstico bucal pode enriquecer o aprendizado e a prática clínica, desde que
utilizada de forma cautelosa e consciente, servindo de apoio aos estudantes e
profissionais.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1490571 - ANDRE ULISSES DANTAS BATISTA
Externo à Instituição - LEONARDO AMARAL DOS REIS
Presidente - 1859125 - PAULO ROGERIO FERRETI BONAN