PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA (PPGO)

Banca de DEFESA: PANMELLA PEREIRA MACIEL

DISCENTE: PANMELLA PEREIRA MACIEL
DATA: 14/12/2018
LOCAL: Auditório da Escola Técnica
TÍTULO: Produção e bioatividade de materiais cristalinos dopados com íons estrôncio
PALAVRAS-CHAVES: Biomateriais; Cerâmicas; Estrôncio; Sílica.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Odontologia
RESUMO: Atualmente existe uma necessidade clinica urgente de desenvolver biomateriais inovadores que fornecam dupla funcionalidade: regeneracao do tecido osseo e inibicao de micro-organismos patogenicos. Materiais vitroceramicos sao opcoes interessantes. Objetivou-se produzir, caracterizar e avaliar in vitro a bioatividade e o efeito antimicrobiano de materiais dopados com ions estroncio. Pos cristalinos (PC) de composicao similar ao vidro S53P4 e modificados com Sr foram produzidos via rota sol-gel e tratados termicamente a 800 °C. Para os PC contendo este ion, foi realizada a substituicao em mol de 12,5 % ou 25 % de CaO por SrO. Tres grupos foram obtidos: PC sem Sr (PCSr0), PC com 12,5 % de Sr (PCSr12,5) e PC com 25 % de Sr (PCSr25). Os PC foram caracterizados por difracao de raios X (DRX), espectroscopia de infravermelho por transformada de Fourier (FTIR), microscopia eletronica de varredura (MEV), Zeta Sizer e analises termogravimetricas (TGA/DTG). A bioatividade foi avaliada in vitro por imersao em fluido corporal simulado (SBF) (24, 72 e 168 horas) por meio de micrografias (MEV) e FTIR. O efeito antimicrobiano foi verificado atraves dos testes de macrodiluicao e curva de morte (1, 6, 12, 24, 48 e 72 h) (concentracao ≤ 100 mg/mL) sobre bacterias Staphylococcus aureus, Escherichia coli, Enterococcus faecalis e Streptococcus mutans e leveduras do genero Candida: C. albicans, C. glabrata, C. kruseri e C. tropicalis. Os geis obtidos cristalizaram parcialmente, formando uma fase de sodio-calcio-silicato (combeita). A substituicao crescente de CaO por SrO apresentou banda de absorcao caracteristica para a ligacao SrO. Os PC apresentaram tamanhos medios de particulas de 1,61 ± 0.24 µm (PCSr0), 1,88 ± 0.48 µm (PCSr123,5) e 1,48 ± 0.41 µm (PCSr25). Imagens de MEV mostraram particulas de superficie irregular e porosa. PCSr12,5 e PCSr25 demonstraram maior bioatividade, com recobrimento total da superficie por HA em 7 dias de imersao em SBF. Alem disso, observou-se bandas caracteristicas de HA no FTIR para todos os grupos. Os pos avaliados inibiram o crescimento dos micro-organismos, demonstrando inibicao completa nas primeiras 6h, exceto para o S. mutans ao ser exposto aos materiais PCSr12,5 (inibicao completa em 24h) e PCSr25 (inibicao completa em 48h) e E. faecalis ao ser exposto ao PCSr0 (inibicao completa em 24h), PCSr12,5 e PCSr25 (inibicao completa em 72h). A substituicao de CaO por SrO nao alterou a estrutura geral do material. Observou-se formacao de HA, com destaque para os pos com estroncio. Todos os pos demonstraram efeito inibitorio sobre os patogenos bucais.
Interno - 1678418 - LUCIO ROBERTO CANCADO CASTELLANO
Presidente - 1859125 - PAULO ROGERIO FERRETI BONAN