PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA (PPGO)

Banca de DEFESA: RAÍRES CHAVES DA SILVA RODRIGUES

DISCENTE: RAÍRES CHAVES DA SILVA RODRIGUES
DATA: 12/12/2019
LOCAL: Auditório da Escola Técnica
TÍTULO: AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE ANTIFÚNGICA DO EXTRATO DICLOROMETANO DE Annona crassiflora Mart. FRENTE AS CEPAS DE Candida albicans
PALAVRAS-CHAVES: Candidíase, antifúngicos, plantas medicinais, atividade antifúngica.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Odontologia
RESUMO: Tendo em vista a grande prevalência de candidíase oral, bem como as limitações dos antifúngicos sintéticos disponíveis no mercado, seja em relação aos efeitos colaterais, disponibilidade dos mesmos, e grau de susceptibilidade das cepas de Candida albicans nos pacientes, principalmente os imunossuprimidos, torna-se necessária a busca por novos produtos para o tratamento da doença. Os extratos de plantas podem ser promissores agentes terapêuticos. Assim, é fundamental que o Brasil intensifique as pesquisas em busca de um melhor aproveitamento da biodiversidade brasileira. O objetivo desse estudo foi avaliar a atividade antifúngica do extrato diclorometano de Annona crassiflora Mart., frente as cepas de Candida albicans. Os ensaios realizados in vitro: Determinação da Concentração Inibitória Mínima (CIM) e Concentração Fungicida Mínima (CFM), interferência sobre a cinética de crescimento microbiano, mecanismos de ação sobre a parede e a membrana celular fúngica, atividade antifúngica sobre o biofilme, e por fim analisar os efeitos citotóxicos sobre eritrócitos humanos. Nos ensaios de atividade antifúngica, o extrato diclorometano de A. crassiflora Mart apresentou CIM e CFM que variaram de 256 µg/mL a 1024µg/mL. No ensaio de cinética de morte microbiana, o extrato demonstrou atividade fungicida ao inibir o crescimento das leveduras testadas ao final do período de 24 h, sem ser tempo dependente e com eficácia de inibição de crescimento diretamente proporcional a concentração utilizada. Foi observado que o mecanismo de ação não é por parece celular, como também via ergosterol exógeno. Demonstrou que não é citotóxico em eritrócitos humanos. Para eficácia anti-biofilme, o extrato reduziu significativamente (p <0,05) o número de microrganismos viáveis e redução do biofilme maduro. A partir dos resultados obtidos observa-se que o extrato diclorometano de A. crassiflora Mart pode representar uma nova possibilidade terapêutica contra C. albicans.
Externo à Instituição - FOUED SALMEN ESPÍNDOLA
Presidente - 1678418 - LUCIO ROBERTO CANCADO CASTELLANO