PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA (PPGO)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
3216-7797

Notícias


Banca de DEFESA: PAULA MARIA MARACAJÁ BEZERRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: PAULA MARIA MARACAJÁ BEZERRA
DATA: 10/12/2020
HORA: 09:00
LOCAL: Ambiente virtual link: https://meet.google.com/nzx-hsdk-hbp
TÍTULO: Impacto da educação em saúde bucal na incidência e gravidade de mucosite oral em pacientes oncopediátricos
PALAVRAS-CHAVES: Educação em saúde bucal; Mucosite; Odontopediatria
PÁGINAS: 59
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Odontologia
SUBÁREA: Odontopediatria
RESUMO: A educação em saúde bucal está entre as principais medidas preventivas para mucosite oral (MO), favorecendo o autocuidado dos pacientes na ausência da equipe multiprofissional. Avaliou-se o impacto de intervenções educativas em saúde bucal na incidência e gravidade de MO em pacientes oncopediátricos, por intermédio de uma revisão sistemática da literatura com metanálise (capítulo 1) e de um estudo quase-experimental (capítulo 2). A revisão sistemática objetivou sintetizar e qualificar a evidência científica sobre esta temática disponível na literatura até agosto de 2020. Foram realizadas buscas nas principais bases de dados nacionais e internacionais, por dois examinadores independentes. Buscaram-se estudos primários com amostras compostas por pacientes oncopediátricos de 0-19 anos, submetidos à educação em saúde bucal, tendo como desfecho MO. A avaliação da qualidade dos estudos foi conduzida com o instrumento ROBINS-I e realizou-se síntese qualitativa e quantitativa (metanálise, α=5%). Seis artigos foram selecionados para síntese qualitativa e três para metanálise. Apesar da heterogeneidade metodológica dos seis estudos, todos apontaram para um impacto positivo da educação em saúde bucal frente a MO. A metanálise demonstrou uma menor chance de ocorrência do desfecho após a intervenção, em comparação com grupo controle (p=0,01). O estudo quase-experimental, do tipo coorte histórica controlada, avaliou a efetividade de um Programa Educativo e Preventivo de Saúde Bucal (PEPSB) em reduzir a incidência e a gravidade de MO. Foram comparados dois grupos pareados de pacientes oncopediátricos previamente assistidos: submetidos e não submetidos ao PEPSB, cada um com 14 indivíduos. Os dois grupos foram examinados por seis semanas por meio do Guia de Avaliação Oral modificado (OAG), por examinadores calibrados (k>0,8). A incidência de MO e da sua forma grave nos grupos foi comparada por meio do teste Qui-quadrado (α=5%). O risco relativo e a efetividade do PEPSB foram calculados, com poder de 0,97. A diferença entre os OAGs totais dos grupos foi mensurada pelo teste de Mann-Whitney (α=5%). Observou-se maior incidência de MO em pacientes não submetidos à intervenção (p<0,005) e menor risco de acometimento pela MO pelos pacientes submetidos à mesma (RR 0,73; IC 0,60 – 0,92). O PEPSB reduziu o risco dos pacientes desenvolverem MO em 1,4 vezes, com efetividade de 27%. Houve diferença entre os valores de OAG total (p=0,041). Concluiu-se que o PEPSB foi efetivo em reduzir a incidência de MO. Esta dissertação permite sugerir que estratégias educativas em saúde bucal sejam implementadas nos centros de oncologia pediátrica, a fim de proporcionar a redução da incidência e gravidade da MO.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 6311314 - ANA MARIA GONDIM VALENCA
Externo à Instituição - ISABELLA LIMA ARRAIS RIBEIRO
Interno - 1859125 - PAULO ROGERIO FERRETI BONAN
Presidente - 1636121 - SIMONE ALVES DE SOUSA