PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA (PPGO)

Banca de QUALIFICAÇÃO: SIRIUS DAN INAOKA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SIRIUS DAN INAOKA
DATA: 15/07/2021
LOCAL: USO DE RECURSOS À DISTÂNCIA
TÍTULO: Avaliação dos resultados dos enxertos ósseos secundários em pacientes do serviço de Fissuras Lábiopalatinas do HULW-UFPB
PALAVRAS-CHAVES: Enxerto de Osso Alveolar; Fissura Palatina; Regeneração Óssea; Tomografia Computadorizada Espiral.
RESUMO: A fenda alveolar é o defeito ósseo congênito mais comum, sendo, o enxerto ósseo alveolar, o tratamento mais recomendado na maioria dos centros para correção desta falha de desenvolvimento embrionário e restauração do arco dental. A cirurgia de enxerto ósseo é um procedimento relativamente complexo e tem como padrão ouro o osso autógeno proveniente da crista ilíaca, com consequente necessidade de abordagem em duas áreas cirúrgicas concomitantemente resultando e um pós operatório desconfortável para a maioria dos pacientes. Por esta razão a a avaliação da qualidade dos resultados é de extrema importância pois possibilita a análise e o aperfeiçoamento técnico da equipe, bem como, melhorar a eficácia do tratamento. Nos últimos anos, a avaliação 2D dos enxertos em radiografias tem sido substituída pelas imagens 3D de tomografia computadorizada utilizando softwares que melhoram a precisão do cálculo do volume ósseo. O objetivo deste trabalho foi avaliar os resultados dos enxertos ósseos alveolares realizados no Serviço de Fissuras Labiopalatinas da Paraíba do Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), utilizando uma metodologia 3D de estudo do volume e da densidade óssea, bem como, descrevendo o perfil dos pacientes que foram submetidos a este procedimento, correlacionando os fatores que interferiram no desfecho. O tipo de estudo foi coorte, observacional, retrospectivo, em trinta e um pacientes com fissuras uni ou bilaterais do osso alveolar, totalizando 39 fissuras, sendo incluídos todos os pacientes que foram submetidos a cirurgia de enxerto ósseo alveolar desde janeiro de 2017 a fevereiro de 2020. As tomografias computadorizadas pós-operatória de cada paciente foram analisadas, correlacionando a intervenção e o resultado com as variáveis dependentes como tempo cirúrgico, tipo e lateralidade da fissura, idade do paciente, presença de caninos erupcionados e técnica cirúrgica. Os enxertos foram avaliados por 2 examinadores, previamente calibrados e com índice de concordância quase perfeita (Kappa =0.89). Os dados foram submetidos a uma análise descritiva e inferencial, utilizando testes qui-quadrado e teste t de Student, considerando intervalo de confiança de 95%, e p < 0.05. O trabalho mostrou que quanto maior a faixa etária piores são os resultados. Os resultados fornecem informações a toda equipe para uma autoanálise e, consequentemente, o seu aprimoramento técnico-científico, trazendo, como objetivo final, a melhoria no tratamento dos pacientes do serviço, além de poder compartilhar a experiencia deste centro de referência com a comunidade científica.
Presidente - 1051035 - EDUARDO DIAS RIBEIRO
Interno - 1524402 - RICARDO DIAS DE CASTRO