PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA (PPGO)

Banca de QUALIFICAÇÃO: REBECA DANTAS ALVES FIGUEIREDO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: REBECA DANTAS ALVES FIGUEIREDO
DATA: 26/10/2017
LOCAL: Auditório
TÍTULO: Efeito do Álcool Perílico na modulação da resposta inflamatória de macrófagos
PALAVRAS-CHAVES: Doença Periodontal; Imunomodulação; Produtos Naturais
RESUMO: Resumo: Introdução: Tem crescido o interesse na utilização de produtos naturais como terapia complementar de diferentes desordens, incluindo as de caráter infecto-inflamatório, como a doença periodontal. Dentre os monoterpenos com propriedades biológicas relevantes, destaca-se o álcool perílico (POH), componente de diferentes óleos essenciais. Objetivo: Avaliar o efeito do álcool perílico sobre macrófagos in vitro. Material e métodos: A citotoxicidade do álcool perílico sobre macrófagos da linhagem RAW 264.7 foram avaliadas pelo método do Azul de Trypan e do corante MTS (3-(4,5-dimetiltiazol-2-il)-5-(3-carboximetoxifenil)-2-(4-sulfofenil-2Htetrazólico). Em seguida, o efeito do POH na proliferação de macrófagos nos períodos de 24, 48 e 72 horas foi avaliado também pelo método do Azul de Trypan. A produção de espécies reativas de oxigênio (ERO), após o tratamento com POH nas concentrações de 10 e 100 µM, foi analisada pela citometria de fluxo. Resultados: O POH mostrou-se citotóxico frente às células RAW 264.7 apenas na sua concentração mais elevada (250 µM) e não apresentou atividade indutora de proliferação em nenhuma das concentrações testadas, provocando redução da viabilidade a partir das 48 horas, sobretudo nas concentrações de 100 e 250µM. Com relação a produção de ERO, observou-se uma atividade de indução e inibição de ERO nas concentrações do POH de 10µM e 100µM, respectivamente, sob estímulo do LPS. Conclusão: O POH mostrou-se bem tolerado pelas células da linhagem RAW 264.7, não apresentou atividade indutora de proliferação e exibiu efeito pró e antioxidante sobre este tipo celular, mostrando que esse composto é um modulador da produção de ERO.
Externo à Instituição - EDJA MARIA MELO DE BRITO COSTA
Interno - 1678418 - LUCIO ROBERTO CANCADO CASTELLANO