O professor Rafael Aiello Bomfim participou como palestrante durante o Encontro Científico Anual do GACD ( Global Alliance for Chronic Diseases) em Kigali, Ruanda, ocorrido entre 9 e 12 de Junho de 2025.
A GACD (Global Alliance for Chronic Diseases) representa uma das principais agências globais em ciência de implementação voltada para doenças crônicas não transmissíveis. Reunindo pesquisadores com projetos financiados por agências internacionais de grande relevância — como os National Institutes of Health (NIH) dos EUA e a FAPESP no Brasil, entre outras. O evento promove um espaço estratégico para o alinhamento científico, avaliação de resultados e fortalecimento de colaborações globais.
Durante o encontro, os pesquisadores apoiados por essas agências têm a oportunidade de apresentar seus avanços, discutir desafios operacionais, refletir sobre equidade e sustentabilidade, e aprender com experiências diversas em contextos locais e globais. A proposta do GACD é justamente romper barreiras entre países e disciplinas, criando uma comunidade internacional de prática que visa transformar sistemas de saúde com base em evidências, inovação contextualizada e engajamento real das populações-alvo, com ciência de implementação.
O professor Rafael, em sua apresentação, na sessão de Hot Topics in Implementation Science, destacou a importância de integrar a equidade desde o desenho das intervenções em ciência de implementação, abordando o conceito de equity by design. Reforçou que pensar equidade não pode ser uma etapa posterior ou opcional, mas um elemento estruturante da pesquisa e da prática em saúde. Ainda, apresentou um framework para de-implementação de intervenções não eficazes para a saúde bucal, recentemente aceito no periódico “Community dental Health”, uma revista britânica. Sua fala provocou o público ao defender que não basta implementar o que é eficaz, é necessário garantir que seja eficaz para todos, especialmente para quem historicamente ficou à margem dos sistemas de saúde.