PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA (PPGO)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
3216/7797

Notícias


Banca de DEFESA: LIVIA VALERIA LINS E SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LIVIA VALERIA LINS E SILVA
DATA: 24/09/2026
HORA: 14:00
LOCAL: USO DE RECURSOS À DISTÂNCIA
TÍTULO: Doença periodontal no brasil: Análise comparativa do sb-brasil 2010-2023 avanços e desafios nas desigualdades em saúde bucal
PALAVRAS-CHAVES: Saúde Bucal; Doenças Periodontais; Desigualdades em Saúde; Inquéritos Epidemiológicos; Fatores Socioeconômicos.
PÁGINAS: 54
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Odontologia
RESUMO: INTRODUÇÃO: A Política Nacional de Saúde Bucal representou um importante marco para a ampliação e reorganização da atenção à saúde bucal no Brasil. Entretanto, as mudanças nos indicadores periodontais em nível populacional e sua distribuição entre diferentes grupos sociodemográficos ainda são pouco exploradas. OBJETIVO: Comparar os indicadores periodontais entre os inquéritos SB Brasil 2010 e 2023 e analisar as desigualdades associadas às características sociodemográficas na população brasileira. METODOLOGIA: Estudo epidemiológico observacional, transversal e comparativo, baseado em análise secundária de dois inquéritos nacionais independentes. Foram analisados dados periodontais de 22.843 indivíduos em 2010 e 26.749 em 2023, pertencentes às faixas etárias de 15–19, 35–44 e 65–74 anos. Os desfechos avaliados foram: sangramento gengival, cálculo dentário, bolsas periodontais rasas e profundas. As características sociodemográficas analisadas foram sexo, renda, escolaridade e raça/cor da pele. Modelos de regressão logística multinível foram utilizados para estimar as razões de chances e os respectivos intervalos de confiança de 95%. RESULTADOS: Entre os adolescentes, os indicadores periodontais permaneceram predominantemente estáveis entre 2010 e 2023, com redução da ocorrência de bolsas periodontais rasas. Entre os adultos, observou-se redução de cálculo dentário e de bolsas periodontais rasas. Entretanto, essas mudanças não ocorreram de maneira homogênea entre os diferentes grupos sociodemográficos, sendo observadas, em 2023, maiores chances de alguns desfechos entre homens e indivíduos pretos e pardos. Entre os idosos, houve aumento da ocorrência de sangramento gengival e cálculo dentário, além de maiores chances de alguns desfechos entre homens, indivíduos com menor escolaridade e de raça/cor da pele preta. As associações entre os indicadores periodontais e as características sociodemográficas variaram segundo a faixa etária, o desfecho e o período avaliado. CONCLUSÃO: A comparação entre os inquéritos SB Brasil 2010 e 2023 evidenciou mudanças distintas nos indicadores periodontais segundo a faixa etária. Embora tenham sido observadas melhorias em alguns indicadores, especialmente entre os adultos, permaneceram desigualdades sociodemográficas em saúde periodontal. Os achados reforçam a importância do monitoramento periódico das condições periodontais e de sua distribuição entre diferentes grupos populacionais, podendo contribuir para o planejamento e a avaliação de ações e políticas de saúde bucal direcionadas às necessidades da população.
MEMBROS DA BANCA:
Interno(a) - 2380400 - FRANKLIN DELANO SOARES FORTE
Externo(a) à Instituição - RÊNNIS OLIVEIRA DA SILVA
Presidente(a) - 1089793 - SABRINA GARCIA DE AQUINO