PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA (PPGO)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
3216-7797

Notícias


Banca de DEFESA: ALYSSON VINICIUS PORTO FERREIRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALYSSON VINICIUS PORTO FERREIRA
DATA: 26/09/2024
HORA: 08:30
LOCAL: Auditório do PPGO
TÍTULO: EFEITO DE UM PROTOCOLO DE IMERSÃO SIMULADO DE 5 ANOS EM CINAMALDEÍDO NA RUGOSIDADE SUPERFICIAL DA LIGA DE COBALTOCROMO PARA PRÓTESES PARCIAIS REMOVÍVEIS.
PALAVRAS-CHAVES: Extratos Vegetais; Ligas de Cobalto-Cromo; Prótese Parcial Removível; Higienizadores de Dentadura; Propriedades de Superfície.
PÁGINAS: 40
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Odontologia
RESUMO: O cinamaldeído é um fitoconstituinte que tem se colocado como uma alternativa para a desinfecção de próteses devido à sua ação antimicrobiana, entretanto, seus possíveis efeitos deletérios sobre a rugosidade da liga de Co-Cr para próteses parciais removíveis não são conhecidos. O objetivo desse estudo in vitro foi avaliar o efeito do cinamaldeído na rugosidade de superfície e composição química da liga de Co-Cr pelo período simulado de até 5 anos de imersão (1825 ciclos de imersão). Quarenta e oito espécimes em forma de disco (Ø10×2-mm) de liga de Co-Cr foram fundidos a partir de padrões impressos tridimensionalmente em resina calcinável, acabados e polidos e foram imersos em 4 grupos de soluções (n=11): água de torneira (TW), hipoclorito de sódio (HS - NaOCl 0,5%), peróxido alcalino (PA) e cinamaldeído (CA 27µg/mL). A rugosidade superficial (Sa - μm) dos espécimes foi avaliada através de perfilômetro óptico (CCI MP; Taylor Hobson) antes da imersão no início do estudo (baseline, tempo=0), e após o período simulado de 365 ciclos (1 ano), 730 ciclos (2 anos), 1095 ciclos (3 anos), 1460 ciclos (4 anos) e 1825 ciclos de imersão (5 anos). Os dados foram analisados por análise de variância (ANOVA) de 2 fatores para medidas repetidas e teste post hoc de Tukey (=0,05) no software Jamovi (v. 2.3). Os fatores Tempo (p<0,001) e Grupo (p=0,015) foram significativos em relação à rugosidade Sa. Em relação ao Tempo, a rugosidade Sa aumentou em relação ao Baseline de forma significativa após o 2º ano (p=0,003). Em relação às substâncias, o grupo CA apresentou os menores valores médios de rugosidade Sa (0,066 μm ± 0,021), com diferença significativa (p=0,01) em relação ao grupo SH, que apresentou os maiores valores (0,077 μm ± 0,045). Todos os grupos apresentaram maior rugosidade superficial média ao final do período simulado, porém inferiores ao parâmetro clinicamente significativo para o acúmulo de biofilme (0,2 μm). Concluise que a solução de cinamaldeído (27µg) causou pequenas alterações nos parâmetros de rugosidade superficial Sa da liga de Co-Cr, inferiores aos do hipoclorito de sódio 0,5%, e semelhantes ao peróxido alcalino, e abaixo do limite clinicamente significativo, após o período simulado de 5 anos.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1490571 - ANDRE ULISSES DANTAS BATISTA
Externo à Instituição - JOÃO PAULO DA SILVA NETO
Interno - 1524402 - RICARDO DIAS DE CASTRO