PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA (PPGO)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
3216/7797

Notícias


Banca de QUALIFICAÇÃO: TAINA NASCIMENTO FALCAO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: TAINA NASCIMENTO FALCAO
DATA: 30/07/2025
HORA: 09:00
LOCAL: Uso de recursos à distância
TÍTULO: Histórias em Quadrinhos como Recurso Pedagógico no Ensino do Código de Ética Odontológica
PALAVRAS-CHAVES: Histórias em Quadrinhos. Métodos Pedagógicos. Educação em Odontologia. Formação Profissional em Saúde.
PÁGINAS: 60
RESUMO: A busca por uma formação de qualidade para o futuro profissional em saúde passa pela necessidade de oportunizar ao estudante experiências que estimulem sua autonomia e o coloque como protagonista em tomadas de decisões relacionadas à prática profissional. Objetiva-se analisar a utilização de histórias em quadrinhos (HQs) como estratégia didática no ensino dos conteúdos de Ética e Legislação Odontológica, a partir da percepção de graduandos em Odontologia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), além de apresentar um material complementar ilustrado com as HQs produzidas pelos próprios estudantes. Para atender aos objetivos, a tese será estruturada em três capítulos. No primeiro capítulo consta uma pesquisa transversal, com abordagem quantitativa, que envolve a aplicação de questionário estruturado a estudantes que cumpriram o componente curricular de maneira remota, no biênio 2020-2021. A taxa de resposta foi de 78,26% e a amostra foi composta por 36 alunos, sendo 69,4% (n=25) do sexo feminino, com idade média de 24,2 anos, cursando do 4º ao 8º semestre do curso. A maioria dos participantes (86,1%; n=31) relatou já ter utilizado metodologias colaborativas em outros componentes curriculares, porém, apenas 12,5% (n=4) já utilizaram as HQs. Do total de participantes, apenas 11,1% (n=4) tiveram dificuldades significativas na realização da atividade. Além disso, 69,4% (n=25) avaliaram que esta metodologia contribuiu muito para a assimilação do conteúdo. Para essa amostra, o uso das HQs compreendeu uma abordagem bem avaliada, que contribuiu para a aprendizagem efetiva do conteúdo. O segundo capítulo contempla uma pesquisa de abordagem qualiquantitativa, descritiva e analítica, desenvolvida com estudantes e egressos que tenham cursado o componente de forma presencial, no período de 2022 a 2026. Serão utilizados questionários estruturados e analisados relatórios reflexivos elaborados pelos estudantes ao final da atividade. Os dados quantitativos serão analisados por estatística descritiva e inferencial, enquanto os dados qualitativos serão tratados pela análise de conteúdo temática, conforme a metodologia proposta por Bardin (2011). Espera-se que os resultados obtidos fomentem reflexões sobre a contribuição de metodologias ativas no ensino da ética profissional. O capítulo três compreende o material ilustrado que compila as histórias em quadrinhos produzidas compartilhadas pelos estudantes
MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 7311314 - ANA MARIA GONDIM VALENCA
Presidente - 2380400 - FRANKLIN DELANO SOARES FORTE
Externo à Instituição - RICARDO HENRIQUE ALVES DA SILVA