PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA (PPGO)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: THAYNNÁ BARBOZA BEZERRA DE LIMA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: THAYNNÁ BARBOZA BEZERRA DE LIMA
DATA: 24/09/2020
HORA: 14:00
LOCAL: USO DE RECURSOS À DISTÂNCIA
TÍTULO: Satisfação dos usuários dos Centros de Especialidades Odontológicas do estado da Paraíba e fatores associados.
PALAVRAS-CHAVES: Satisfação do usuário; Assistência Odontológica; Sistema Único de Saúde.
PÁGINAS: 107
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Odontologia
RESUMO: Introdução: A satisfação é um conceito complexo e incorpora a percepção do indivíduo e suas expectativas. Estudos sobre a satisfação do usuário em serviços públicos são importantes, pois podem contribuir para melhorar a qualidade dos serviços, sugerindo medidas para adequá-los às expectativas dos usuários. Objetivo: Avaliar a satisfação dos usuários dos Centros de Especialidades Odontológicas estado da Paraíba bem como os fatores associados a essa satisfação e sua evolução entre 2014 e 2019. Metodologia: Foi realizado um estudo observacional, transversal e analítico. Os usuários dos CEO da Paraíba responderam ao Questionário de Avaliação da Qualidade dos Serviços de Saúde Bucal (QASSaB) e ao Instrumento utilizado na Avaliação Externa do PMAQ-CEO. Dez indivíduos de cada CEO foram selecionados para compor a amostra e entrevistados em seu domicílio, totalizando 770 participantes. Os participantes assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). Os dados foram analisados utilizando estatística descritiva seguida do teste de regressão logística binária múltipla para avaliar os fatores associados à satisfação dos usuários. Resultados: O perfil de utilização dos serviços odontológicos nos CEO foi constituído principalmente de pacientes do sexo feminino, adultos e com menor renda mensal. Além disso, a satisfação em relação a esses serviços reduziu entre os anos de 2014 e 2019 e foi associada a aspectos como o meio de transporte para acesso aos serviços, a logística de marcação das consultas e as instalações físicas dos CEO. Conclusão: Os usuários dos CEO da Paraíba demonstraram estar satisfeitos com os serviços realizados. Entretanto, houve redução na satisfação dos usuários entre 2014 e 2019 e os fatores que influenciaram essa satisfação foram atribuídos a falhas na comunicação por parte do dentista, dificuldades no transporte até os serviços, marcação de consultas não realizada diretamente pelo paciente e problemas nas instalações físicas dos CEO.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 306485 - WILTON WILNEY NASCIMENTO PADILHA
Interno - 1222510 - EDSON HILAN GOMES DE LUCENA
Externo à Instituição - NILCEMA FIGUEIREDO