PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA (PPGO)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
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Notícias
Banca de DEFESA: THAYNNÁ BARBOZA BEZERRA DE LIMA
Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: THAYNNÁ BARBOZA BEZERRA DE LIMA
DATA: 24/09/2020
HORA: 14:00
LOCAL: USO DE RECURSOS À DISTÂNCIA
TÍTULO: Satisfação dos usuários dos Centros de Especialidades Odontológicas do
estado da Paraíba e fatores associados.
PALAVRAS-CHAVES: Satisfação do usuário; Assistência Odontológica; Sistema Único
de Saúde.
PÁGINAS: 107
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Odontologia
RESUMO: Introdução: A satisfação é um conceito complexo e incorpora a percepção do
indivíduo e suas expectativas. Estudos sobre a satisfação do usuário em serviços
públicos são importantes, pois podem contribuir para melhorar a qualidade dos
serviços, sugerindo medidas para adequá-los às expectativas dos usuários.
Objetivo: Avaliar a satisfação dos usuários dos Centros de Especialidades
Odontológicas estado da Paraíba bem como os fatores associados a essa
satisfação e sua evolução entre 2014 e 2019. Metodologia: Foi realizado um estudo
observacional, transversal e analítico. Os usuários dos CEO da Paraíba
responderam ao Questionário de Avaliação da Qualidade dos Serviços de Saúde
Bucal (QASSaB) e ao Instrumento utilizado na Avaliação Externa do PMAQ-CEO.
Dez indivíduos de cada CEO foram selecionados para compor a amostra e
entrevistados em seu domicílio, totalizando 770 participantes. Os participantes
assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). Os dados foram
analisados utilizando estatística descritiva seguida do teste de regressão logística
binária múltipla para avaliar os fatores associados à satisfação dos usuários.
Resultados: O perfil de utilização dos serviços odontológicos nos CEO foi constituído principalmente de pacientes do sexo feminino, adultos e com menor
renda mensal. Além disso, a satisfação em relação a esses serviços reduziu entre
os anos de 2014 e 2019 e foi associada a aspectos como o meio de transporte para
acesso aos serviços, a logística de marcação das consultas e as instalações físicas
dos CEO. Conclusão: Os usuários dos CEO da Paraíba demonstraram estar
satisfeitos com os serviços realizados. Entretanto, houve redução na satisfação dos
usuários entre 2014 e 2019 e os fatores que influenciaram essa satisfação foram
atribuídos a falhas na comunicação por parte do dentista, dificuldades no transporte
até os serviços, marcação de consultas não realizada diretamente pelo paciente e
problemas nas instalações físicas dos CEO.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 306485 - WILTON WILNEY NASCIMENTO PADILHA
Interno - 1222510 - EDSON HILAN GOMES DE LUCENA
Externo à Instituição - NILCEMA FIGUEIREDO