PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA (PPGO)

Aplicativo móvel “Teleinterconsulta em Estomatologia na Paraíba”

O programa de pós-graduação em odontologia da Universidade Federal da Paraíba desenvolveu aplicativo móvel “Teleinterconsulta em Estomatologia na Paraíba” com objetivo de fazer a teleconsulta com os profissionais da rede pública de saúde bucal da Paraíba, compartilhando casos de diagnóstico e de suspeita de câncer bucal. Dessa forma espera-se com isso melhorar a prática clínica dos profissionais; facilitar a mobilidade dos usuários dentro dos níveis de atenção à saúde; promover a formação continuada de profissionais do SUS; e oportunizar espaços de trocas de experiências entre profissionais e consultores.

O aplicativo funciona da seguinte forma: Previamente o cirurgião-dentista (seja da atenção primária à saúde, da atenção secundária ou terciária) deverá se cadastrar no aplicativo móvel “Teleinterconsulta em Estomatologia na Paraíba”. Após cadastrado, caso identifique uma lesão na cavidade bucal durante um atendimento e surja alguma dúvida na condução, deverá coletar os dados clínicos e realizar os registros fotográficos. Em seguida, deverá acessar o aplicativo e encaminhar o caso. Este, por sua vez, será distribuído entre os consultores que irão avaliar a situação e responder a dúvida do cirurgião dentista com orientações de como deve proceder. Toda essa comunicação se dará por meio do aplicativo.

Foi criado e desenvolvido pelo Prof. Paulo Bonan (PPGO-UFPB) com o apoio do Prof. Edson Hilan (PPGO-UFPB) e do doutorando do Programa - Hélder Domiciano.

É fruto da parceria entre a Universidade Federal da Paraíba, através do Departamento de Clínica e Odontologia Social e do Programa de Pós-Graduação em Odontologia (PPGO-UFPB), e da Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba, por meio da Coordenação Estadual de Saúde Bucal e o Programa de Residência em Clínica Integrada em Odontologia da Escola de Saúde Pública da Paraíba.

Esse é um projeto que irá atender a toda Paraíba. Qualquer profissional de saúde bucal da rede pública de saúde, seja da atenção primária à saúde, atenção secundária ou terciária, poderá usufruir do aplicativo móvel “Teleinterconsulta em Estomatologia na Paraíba”.

O aplicativo funciona na plataforma Android, quem tiver já pode baixar diretamente na loja (Google Play). E quem for usuário da Apple (para IOS) pode acessar: https://fuscia-silver-8134.glideapp.io/

Qualquer dúvida sobre o aplicativo podem enviar para o e-mail: teleestomatologiapb@gmail.com