1 - O que levou você a procurar o PPGO UFPB para realizar sua formação de mestrado/doutorado?
Por conhecer o programa e saber da qualidade da instituição e por oferecer a linha de pesquisa em que tenho interesse.
Pela oportunidade de realizar uma formação de qualidade sem precisar mudar de cidade. Ademais, por considerar um programa em expansão e que me permites de crescer junto com ele.
A vontade em seguir carreira docente.
A sede do programa fica na minha cidade, na instituição que me formei e tenho vínculo com vários professores.
A existência da linha de pesquisa de trabalho que eu já seguia na graduação, bem como, a composição do programa de pós graduação. Esses foram o grande atrativo para o ppgo.
Qualidade das pesquisas desenvolvidas no programa - que estão sendo reconhecidas tanto por órgãos de incentivo à pesquisa quanto por periódicos relevantes nacional e internacionalmente. Além disso, o compromisso e envolvimento de alguns dos docentes em promover atividades de pesquisa, articulando-as com os projetos de ensino e extensão da universidade me motivaram a querer participar do PPGO após a minha conclusão da graduação em Odontologia.
2 - O PPGO atingiu suas expectativas? Em que sentido?
Sim, por oferecer disciplinas que abrangem o que é proposto pelo programa e pela formação. Sinto que tenho sido preparada para exercer uma profissão na área acadêmica, com excelência.
Posso dizer que superou. Eu tive oportunidades que não imaginava e isso resultou na produção de um bom currículo.
Sim, no desenvolvimento de conhecimento para a pesquisa e nas habilidades para a docência.
Sim, os professores são solícitos, o programa oferece excelentes oportunidades para quem está disposto a abraça-las
Sim, sempre encontrei apoio para o desenvolvimento das minhas atividades científicas, como também, tudo que planejei para desenvolver em minhas pesquisas foi realizado.
Sim, atingiu. Minhas expectativas foram atingidas tanto em sentido de qualidade das disciplinas ministradas quanto das pesquisas desenvolvidas no âmbito do programa pelo compromisso dos docentes.
3 - Se você recomendasse o nosso programa para alguém, o que você destacaria?
Corpo docente bem qualificado
Seriedade com a formação dos mestres e doutores
Oportunidade de se inserir no meio acadêmico
Apoio para colaboração com professores e instituições de outros programas, inclusive fora do Brasil
Boa formação teórica. Proximidade da equipe gestora com os estudantes. Facilidade para realização de estágio docência.
A composição do quadro de professores nas diversas áreas da odontologia.
Destacaria a versatilidade das linhas de pesquisa, e a disponibilidade dos orientadores.
variadas possibilidades de linhas de pesquisa, fato possível em decorrência da grande gama de professores que compõem o quadro.
Qualidade das pesquisas desenvolvidas e compromisso dos docentes com a formação dos alunos bem como as demais atividades da universidade (de grupos de pesquisa, projetos de ensino e também a articulação com a comunidade mediante projetos de extensão).
4 - Qual a contribuição do PPGO para sua vida profissional?
Tem contribuído com meu desenvolvimento profissional, de diferentes habilidades, especialmente na área acadêmica, tem proporcionado networking e conexões com professores de outros programas, incentivou e auxiliou publicações em revistas de alto impacto.
Contribuição total. A partir das disciplinas ofertadas pude ampliar meu aporte teórico, o apoio para realização de pesquisas, participação em congresso científico e internacionalização também se fez fundamental para moldar o profissional que estou me tornando.
Desenvolvimento do conhecimento em metodologia científica e nas habilidades docentes.
Total contribuição. Sou uma dentista clínica com olhar científico e uma professora crítica graças a minha formação no PPGO
A distribuição de bolsas
Além do conhecimento a nível acadêmico, aprimorou minha desenvoltura para docência e meu olhar humano
O PPGO contribuiu e contribui bastante para minha trajetória profissional, proporcionando desenvolvimento de habilidades docentes como desenvoltura ao lecionar e também aprimoramento de capacidade crítica na leitura e redação de artigos científicos.
5 - O que você acha que o PPGO poderia melhorar para proporcionar uma melhor formação para seus estudantes?
Um espaço discente mais completo para os alunos poderem produzir, disciplinas mais específicas para cada linha de pesquisa
-Estrutura física
-Ampliar a oferta de disciplinas em outro idioma
Incentivar a integração entre os diferentes núcleos de pesquisa.
Mais disciplinas voltadas a prática docente
Talvez continuar sempre articulando mais disciplinas optativas, à medida do possível e, também, quando viável institucionalmente, porque é uma questão estrutural da UFPB, ter mais espaços físicos para as atividades do programa
6 - (apenas para quem teve alguma experiência no exterior) Como você avalia a experiência de realizar parte dos seus estudos no exterior?
É uma experiência fundamental para ampliar os horizontes, sair da zona de conforto, criar e/ou fortalecer parcerias em outros países e contribuir para a internacionalização pessoal e do programa.