1 - O que levou você a procurar o PPGO UFPB para realizar sua formação de mestrado/doutorado?
Um amigo era aluno do mestrado e me incentivou a fazer. Como eu já estava amadurecendo a ideia de fazer mestrado, resolvi me inscrever no programa da UFPB.
Optei pelo PPGO UFPB devido à excelente experiência que tive na graduação na mesma universidade. Com isso, tinha conhecimento sobre a qualidade dos professores vinculados ao programa, a diversidade de linhas de pesquisa oferecidas e a infraestrutura dos laboratórios disponíveis. Além disso, tive a oportunidade de participar de eventos promovidos pelo PPGO durante minha graduação, como o “Curso de Verão”, o que me permitiu conhecer sobre as áreas de pesquisa e a qualidade do programa.
O que me levou a procurar o Programa foi a qualidade técnica dos docentes, bem como a ampla disponibilidade de bolsas.
Procurei o PPGO UFPB devido à sua reconhecida qualidade acadêmica, vislumbrada por mim desde o tempo de graduação, sendo incentivada no congresso regional MICO, bem como pelas linhas de pesquisa alinhadas aos meus interesses, como as pesquisas em biomateriais na implantodontia. Além disso, a infraestrutura relacionada a laboratórios oferecidos pelo programa e sua reputação no campo da Odontologia foram fatores determinantes para minha escolha. No âmbito regional minha única opção seria a UFPB.
2 - O PPGO atingiu suas expectativas? Em que sentido?
Bastante. Foi um período que ajudou, além de desenvolver pesquisa, a dar meus primeiros passos na trajetória docente.
Sim. O programa contribuiu significativamente para meu crescimento acadêmico, oferecendo disciplinas que ampliaram minha formação teórica e prática, além de aprimorar os métodos científicos na minha linha de pesquisa e expandir meu conhecimento em outras metodologias. Também desenvolvi habilidades didáticas para ministrar aulas na graduação, colocando em prática durante os estágios de docência. Com o suporte do PPGO, participei de congressos, visitei e desenvolvi pesquisas em outras universidades e concluí meu mestrado com êxito, ampliando minhas perspectivas profissionais.
Sim, atingiu. Todas as atividades desenvolvidas durante os dois anos foram importantes para a formação de um mestre. Ao final, me senti qualificada quanto ao conhecimento dos métodos científicos, epidemiologia, bioestatística e didática.
Sim, o PPGO superou minhas expectativas, principalmente pela qualidade do ensino, pela orientação qualificada que recebi e pelas oportunidades de troca de experiência com outras áreas.
3 - Se você recomendasse o nosso programa para alguém, o que você destacaria?
O apoio, pois tive todo o suporte necessário para o desenvolvimento das atividades.
Destacaria a qualidade no ensino, a diversidade das linhas de pesquisa disponíveis, a organização administrativa e o contato próximo entre professores, coordenação e alunos.
A formação, os docentes e a disponibilidade de bolsas.
Eu destacaria as diversas possibilidades de linhas de pesquisa bem estruturadas e a oportunidade de participar de projetos inovadores. Além disso, o suporte técnico e os recursos oferecidos, como laboratórios bem equipados, são diferenciais importantes.
4 - Qual a contribuição do PPGO para sua vida profissional?
O PPGO foi um divisor de águas na minha vida, pois após a conclusão do mestrado, muitas oportunidades surgiram no contexto acadêmico, inclusive de ser coordenador de um curso de graduação em Odontologia em Campina Grande, o qual permaneci como professor e coordenador por um período de dois anos e meio.
O PPGO ampliou minha visão acadêmica e profissional, na qual pude desenvolver competências científicas em diferentes áreas e competências didáticas que aplico atualmente. As disciplinas ofertadas e a orientação me proporcionaram segurança na aplicação de testes estatísticos, aprofundaram meu conhecimento em metodologia de pesquisa científica para a escrita e revisão de projetos, além de aprimorar minha capacidade de análise crítica de artigos científicos.
Todas. A formação que eu tive foi essencial para atingir as expectativas de um mercado de trabalho competitivo. Principalmente as vivências nas disciplinas de extensão e de estagio docente contribuem bastante para as minhas atividades atuais.
O PPGO contribuiu significativamente para meu desenvolvimento profissional, proporcionando uma base sólida para atuar como pesquisador e educador. Além disso, a formação me abriu portas para colaborações nacionais, por meio do meu exame de qualificação, ampliando minha rede de contatos acadêmicos.
5 - O que você acha que o PPGO poderia melhorar para proporcionar uma melhor formação para seus estudantes?
Ter alguma linha de concentração em cirurgia bucomaxilofacial.
O programa poderia investir na melhoria da estrutura física, incluindo a utilização de uma clínica própria, o que ampliaria as oportunidades práticas, além de disponibilizar salas de aula exclusivas.
Oficinas/workshops sobre as possibilidades que mestres e doutores podem no mercado de trabalho, além da carreira de professor.
Acredito que o programa poderia abrir mais para outras áreas como por exemplo, implantodontia e cirurgia bucomaxilofacial. Além disso, mais incentivo para a inserção dos egressos no mercado de trabalho como docentes poderia agregar valor.